Inspirado na história real da aeronave que caiu nos Andes, A Sociedade da Neve estreou na Netflix com direção do cineasta espanhol J.A. Bayona (O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder), que se baseou em um livro de mesmo nome e que reúne depoimentos dos sobreviventes do acidente. Como já sabemos, as adaptações cinematográficas de fatos reais em geral precisam deixar alguns detalhes de fora – e não foi diferente com o novo filme do streaming.
O acontecimento principal de A Sociedade da Neve está cercado por outras pequenas histórias que permanecem em segundo plano, mas ocupam um lugar importante na memória dos personagens da vida real. Uma delas é de Tito Regules, membro da equipe que estava na aeronave – e que se salvou da morte porque dormiu demais e perdeu o voo.
O autor do livro A Sociedade da Neve, Pablo Vierci, conta a história: “Tito passou uma noite de festa no casino do Hotel Carrasco, deitou-se tarde e, sem se aperceber, desligou o despertador”, recorda o livro. Marcelo Pérez del Castillo, capitão da equipe, tentou localizá-lo, sem sucesso e, com isso, ele acabou não embarcando no voo com seu time.
Adormecer salvou Regules do desastre naquela época, mas, 21 anos depois, ele acabou sendo vítima da mesma ação. “No verão de 1993, ele adormeceu ao volante de um veículo e seu carro bateu na traseira de um caminhão. Ele morreu instantaneamente”, lembra Pablo Vierci.
A “sorte” de Tito Regules na ocasião do acidente de avião, no entanto, acabou selando o destino de outra pessoa. Graziela Mariani, que iria pegar outro avião à tarde para o casamento da filha no Chile, mas preferiu embarcar no avião do time de rugby para economizar tempo e dinheiro. Tragicamente, ela acabou morrendo na primeira noite após a queda.
Além disso, dois dos 16 sobreviventes também estiveram a ponto de perder o avião: Eduardo Strauch esqueceu o passaporte e chegou apenas oito minutos antes da decolagem, enquanto Daniel Fernández quase não conseguiu viajar por falta de dinheiro, mas pegou emprestado de sua irmã.
Os sentimentos das famílias também encontram espaço no livro de Pablo Vierci que serve de base para A Sociedade da Neve de J.A. Bayona. Ao retornarem, os sobreviventes visitaram os entes queridos de seus amigos e alguns até criaram grandes amizades, mas não vimos isso no filme da Netflix, que termina com o resgate e os primeiros atendimentos médicos.
A Sociedade da Neve já está disponível no catálogo da Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!