Na reta final de 2023, o Amazon Prime Video lançou no catálogo um dos filmes mais polêmicos do ano. E se Saltburn chamou a atenção do público com cenas inesperadas e desconfortáveis é porque houve um esforço consciente do elenco para se entregar totalmente à produção – é isso o que revelou a diretora Emerald Fennell ao falar sobre um dos momentos mais intensos do longa.
ATENÇÃO: A partir daqui, você vai encontrar spoilers de Saltburn
À medida em que o filme se encaminha para o ato final, vemos a morte de Felix (Jacob Elordi) seguida de uma cena difícil de esquecer: Oliver (Barry Kheogan) visita o túmulo e simula um ato sexual com a terra que cobre o local. Pode parecer difícil acreditar, mas esta cena NÃO estava planejada no roteiro original do filme.
Em entrevista à Entertainment Weekly, a diretora revelou que, a princípio, o trecho mostraria apenas Oliver beijando o túmulo, mas no dia da filmagem, ela achou que isso não seria o suficiente para causar o impacto que planejava. “Falei com o Barry naquela manhã e só disse ‘não sei, acho que ele [Oliver] deveria… abrir o zíper’. E Barry disse ‘sim’”, relembrou a cineasta.
E assim como em boa parte das cenas de sexo em filmes, rolou uma boa “privacidade" para o ator e o set foi praticamente isolado de todos. Além de Emerald e Barry Kheogan, havia apenas mais duas pessoas no local para gravar este trecho. O resultado, para a diretora, foi “a coisa mais extraordinária que já viu”.
O desempenho de Barry sensibilizou tanto a cineasta que não houve dúvidas de que aquela seria a cena certa para Saltburn. “Não existia a possibilidade de não estar no filme. De forma alguma eu poderia ver uma performance com aquela dedicação, uma expressão de luto e amor tão forte, e não mostrar”, pontuou.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!