Gladiador (2000) é um dos maiores clássicos do cinema e conquistou cinco Oscars quando foi lançado. O filme de Ridley Scott conta a história do comandante do exército romano Maximus, papel que marcou a carreira de Russell Crowe e lhe rendeu um Oscar pela atuação. Mas o que ainda rende dúvidas é se ele foi inspirado em uma pessoa real.
Personagem de Russell Crowe em Gladiador é inspirado numa pessoa real?
O personagem de Russell Crowe em Gladiador, Maximus Decimus Meridius, não é inspirado em uma pessoal real. Porém, muitos elementos históricos no filme de Ridley Scott são verdadeiros e o protagonista mesmo foi inspirado em figuras que existiram.
Uma das principais inspirações para Maximus foi Marcus Nonius Macrinus, general, estadista e conselheiro no reinado de Marcus Aurelius, além de queridinho pelo imperador – o que remete ao personagem de Crowe, que foi general e conselheiro de Marcus Aurelius em Gladiador. Outra inspiração foi Avidius Cassius, mais um dos generais de Marcus Aurelius, que acabou virando comandante supremo das forças romanas no Oriente.
Além disso, Maximus foi bastante inspirado em diversos outros generais romanos, assim como os gladiadores do período, tudo para compor o personagem de Russell Crowe.
Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.
Gladiador está disponível no Prime Video, Netflix, Star+ e Glaboplay.