Em 2016, Batman Vs. Superman chegou aos cinemas com críticas duras, mas a bilheteria astronômica acabou garantindo ao longa o lançamento de uma versão estendida. Na época, o diretor Zack Snyder falou sobre algumas diferenças desta segunda versão e revelou que alguns trechos do longa precisaram ser deletados para que a classificação indicativa não subisse demais.
Em entrevista ao Collider, Snyder – que tem Batman Vs. Superman como sua maior bilheteria como diretor – contou que o corte para a versão dos cinemas não alterou especificamente a história central, mas sim algumas passagens mais pesadas.
“Não tiramos muito da história do Batman e Superman, mas cortamos algumas das coisas que estão ao redor dela. Tem um pouco de ação, de violência que cortamos para a MPAA (...) O resgate no armazém e algumas cenas do Apocalypse, que eram muito intensas”, disse.
O “MPAA” citado pelo cineasta é a Motion Picture Association, associação que regulamenta a classificação indicativa dos filmes nos Estados Unidos. A versão de Batman Vs. Superman que chegou aos cinemas recebeu classificação PG-13 (orientação dos pais recomendada), enquanto a versão estendida ganhou classificação R (restrito para menores de 17 anos).
“A abertura do filme, a sequência na África do Norte, é realmente muito diferente. Tivemos que cortar um pouco”, completou Snyder. Atualmente, a edição definitiva de Batman Vs. Superman está disponível no catálogo do HBO Max, assim como a versão original dos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!