A Síndrome de Munchausen por Procuração é uma condição de saúde que inspirou diversas produções ficcionais ao longo dos últimos anos e o caso real de Gypsy Rose Blanchard e sua mãe, Dee Dee, é o que ganhou mais notoriedade. Agora, a história da jovem – recentemente interpretada por Joey King na série The Act– acaba de ganhar novo desfecho: Gypsy foi libertada da prisão.
Em 2015, Gypsy e o namorado planejaram a morte de Dee Dee que, durante toda a vida da filha, a manteve isolada sob pretexto de cuidar de sua saúde. A mãe afirmava que a jovem sofria de diversas doenças e a submetia a tratamentos invasivos, mas tudo não passava de invenção.
Dee Dee sofria da Síndrome de Munchausen por Procuração e não só inventava, como provocava sintomas de doenças na filha. Antes de a verdade vir à tona, mãe e filha se tornaram celebridades locais e a suposta saúde frágil da menina atraiu simpatia (e muito dinheiro!) pública.
“Ela não merecia isso. Era uma mulher doente e infelizmente eu não tinha informação o suficiente para ver isso. Ela merecia estar onde estou, na prisão, pagando por seu crime”, afirmou Gypsy em entrevista à revista People. Após anos de abuso físico e emocional, Gypsy arquitetou o assassinato da mãe junto com o namorado, que esfaqueou Dee Dee e hoje cumpre prisão perpétua.
“Ninguém nunca vai me ouvir dizer que estou feliz por ela estar morta ou que tenho orgulho do que fiz. Eu me arrependo todos os dias”, afirmou Gypsy, que espera que seu caso sirva de alerta.
“Quero garantir que pessoas em relacionamentos abusivos não recorram ao assassinato. Pode parecer que todos os caminhos estão fechados, mas sempre há outra saída. Façam tudo, mas não tomem este caminho”, disse à People.
Série sobre o caso de Gypsy
Em 2019, Joey King e Patricia Arquette foram indicadas ao Emmy pelos papéis de Gypsy e Dee Dee na minissérie The Act, que conta a história das duas e do assassinato da mãe. O caso também foi abordado no documentário da HBO Mamãe Morta e Querida, de 2017, e, em breve, a série documental The Prison Confessions of Gypsy Rose Blanchard estreia com a proposta de se aprofundar na visão de Gypsy.
A A Síndrome de Munchausen por Procuração também inspirou outras produções para televisão, como a aclamada série Sharp Objects, estrelada por Amy Adams, e o filme Fuja, da Netflix, com Sarah Paulson.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!