Sempre que falamos dos melhores filmes de ficção científica da história do cinema, há um punhado de títulos que não podem deixar de ser mencionados, como 2001: Uma Odisseia no Espaço ou Blade Runner. Ridley Scott tem outro filme capaz de competir cara a cara com aquela lendária adaptação de Philip K. Dick, que na época de seu lançamento traumatizou milhões de telespectadores. Estamos falando de Alien, o 8º Passageiro.
Aclamado hoje por unanimidade, a verdade é que na época dividiu a imprensa especializada e alguns críticos, como Roger Ebert, acabaram por rever a sua opinião inicial algum tempo depois. Mas o filme decolou desde o primeiro momento foi entre o público, pois foi um estrondoso sucesso comercial, e houve uma cena muito específica que causou grande impacto em muitas pessoas, algumas das quais até literalmente fugiram do cinema.
Quem já viu Alien, o 8º Passageiro vai se lembrar do momento em que o bebê xenomorfo estoura o peito de Kane, acaba com sua vida e foge para dentro da nave. Não demorará muito até que seu tamanho cresça consideravelmente e espalhe o terror a bordo do Nostromo.
As pessoas ficaram malucas
Terry Rawlings, um dos editores do filme, relembra em The Beast Within: The Making of Alien as reações viscerais do público durante as primeiras exibições do filme dirigido por Ridley Scott:
“Chegamos a um cinema gerenciado por caras que eram tão limpos que você poderia comer no chão. A sala de exibição era fantástica."
Como já apontei anteriormente, a cena em que o alienígena sai do personagem interpretado por John Hurt causou furor especial entre os presentes:
"A administração nos disse: 'Isso é terrível. Pessoas ficaram malucas e estão em transe'. Nós pensamos: 'Isso é ótimo'".
O sucesso do filme fez com que ele se tornasse uma franquia milionária e em 2024 poderemos ver Alien: Romulus, que já conta com os aplausos de Ridley Scott, um diretor que não hesita em nada quando se trata para dar sua opinião. Lembremos que ele afirmou recentemente que Stanley Kubrick estragou tudo com O Iluminado e que o romance de Stephen King é melhor.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!