Depois de lançar Vidas ao Vento, muitos de nós já considerávamos Hayao Miyazaki aposentado, mas o diretor do Studio Ghibli saiu do descanso para fazer um último filme para dar ao neto. E foi assim que acabou nascendo O Menino e a Garça, que foi uma jornada bem longa de sete anos de produção.
Obra-prima absoluta: Este é o melhor filme do mestre da animação Hayao Miyazaki, segundo os leitores do AdoroCinemaAinda não consigo virar a página
Este seria o filme definitivo do mestre Miyazaki para se despedir do cinema, , mas é claro que a volta ao estúdio o foi consumindo aos poucos e ele já tem ideias para seu próximo projeto. Mas como foi confirmado por Toshio Suzuki, produtor e também cofundador do Studio Ghibli, ainda temos que esperar para iniciar a produção.
A principal razão é que O Menino e a Garça é um filme particularmente pessoal para Miyazaki, no qual ele despejou suas obsessões, suas próprias experiências e as de seus amigos mais próximos. E é mais fácil querer virar a página do que fazê-lo.
"Miyazaki é Mahito [o protagonista], [Isao] Takahata é o tio-avô, e a garça cinzenta sou eu", revelou Suzuki à Indiewire. "Eu perguntei a ele por que e ele me disse que Takahata descobriu seu talento e acrescentou a equipe, acho que Takahata foi quem o ajudou a desenvolver sua habilidade. E, por outro lado, a relação entre o menino e a garça é uma relação em que um não cede ao outro, apenas empurra e puxa”.
Miyazaki também se inspirou em sua própria infância durante o bombardeio do Japão na Segunda Guerra Mundial e acabou criando uma história muito intensa sobre luto e perda (com uma jornada mágica entre eles). Embora os sete anos de produção não tenham sido rápidos nem fáceis, porque, no final das contas, acabou sendo um filme muito caro, e durante esse tempo Suzuki ficou bastante impaciente com Miyazaki.
Principalmente sobre a figura do tio-avô de Mahito, personagem que aparece bem tarde no filme mesmo sendo muito importante, que Miyazaki não queria mostrar de jeito nenhum.
“Minha pergunta era... Quando o tio-avô vai aparecer?”, explicou Suzuki. "Ele criou esse grande personagem, mas nunca apareceu nos esboços que me trouxe. Demorou cerca de um ano depois da morte de Takahata para poder desenhar esse personagem nos rascunhos da segunda metade do filme”.
Portanto, com o quão pessoal esse projeto se tornou, Miyazaki ainda não está pronto para deixá-lo para trás e há uma condição imutável antes de iniciar seu próximo filme: O Menino e a Garça deve ter deixado os cinemas permanentemente.
Parecia impossível fazer o cosplay perfeito do Studio Ghibli, mas eles conseguiram!“Ele precisa esvaziar a mente novamente”, explicou Suzuki. "E então, quando você esvaziar sua mente e tiver uma tela em branco, você terá novas ideias. Então teremos que esperar um pouco mais”.
Levando em consideração que O Menino e a Garça mal começou a ser lançado internacionalmente (com previsão de estreia no Brasil para 2024), e que no Japão ainda está nos cinemas... No Studio Ghibli ainda faltam meses para que seja hora de entrar no próximo projeto de Miyazaki. E embora a espera tenha valido a pena, espero que não demorem mais sete anos até vermos o seguinte.
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