A premissa de Celular - Um Grito de Socorro, dirigido por David R. Ellis (Serpentes a Bordo), não é exatamente complicada. Apesar de ter sido lançado há quase 20 anos, o filme ainda chama a atenção por seu ritmo acelerado, intenso e emocionante.
Ao lado do astro da Marvel, Chris Evans (Capitão América), que interpreta o protagonista que é acidentalmente empurrado para o papel de herói, Jason Statham se destaca no elenco. Pela primeira vez, o veterano de Carga Explosiva, Velozes e Furiosos e Os Mercenários não interpreta um anti-herói moralmente ambivalente, mas um verdadeiro vilão.
Qual a história de Celular - Um Grito de Socorro?
Após ser sequestrada e presa em um cativeiro, uma mulher (Kim Basinger) consegue fazer uma ligação telefônica após consertar um aparelho quebrado. Ela disca para um número qualquer e a chamada cai no telefone celular de Ryan (Chris Evans), que a princípio acredita que a história seja um trote.
Após ouvir os gritos dela e as vozes dos sequestradores ameaçando-a, Ryan se convence que o pedido de ajuda é sério e passa a buscar meios de ajudá-la. O problema é que ela não sabe onde está e a bateria do celular do rapaz pode acabar a qualquer momento, o que ia interromper qualquer tipo de contato entre os dois.
Roteiro do autor de Velozes e Furiosos
A ideia de Celular - Um Grito de Socorro veio de Larry Cohen, o autor do suspense Por um Fio, que compartilha algumas semelhanças com o filme. O roteiro foi então escrito por Chris Morgan, que posteriormente escreveu os roteiros da maioria dos filmes de Velozes e Furiosos, bem como do sucesso Bird Box da Netflix.
Morgan alterou parte da ideia de Cohen. Em vez de um ladrão de arte inteligente e elegante, ele transformou o personagem principal em um homem comum, sem grandes ambições ou talentos – alguém com quem o público em geral pode se identificar muito mais facilmente.
Da mesma forma, (quase) todos nós temos um telefone e podemos acabar na situação do protagonista interpretado por Chris Evans. Essa é outra maneira pela qual os produtores conseguem envolver rapidamente o público na história.
Três refilmagens bem-sucedidas do filme em países distantes provam que ele é universalmente compreensível e relacionável. Uma delas é Conectado (2008), de Hong Kong. Os outros dois foram feitos na Índia: Speed (2007) e Risk (2009).
Celular - Um Grito de Socorro pode ser assistido na HBO Max.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!