Fenômeno da década de 1990, Esqueceram de Mim é um clássico da Sessão da Tarde, em especial da época de Natal. E além do fato de os pais simplesmente não notarem a ausência de um dos filhos, há outro “detalhe” chamativo no longa: o luxo da casa da família McCallister. E se você sempre teve a sensação de que estava assistindo a uma história da elite, saiba que está correto – e economistas provam.
O jornal The New York Times consultou economistas e outros profissionais do ramo financeiro para especular sobre o nível de riqueza dos pais de Kevin (Macaulay Culkin). E sim, se existissem no mundo real, eles estariam entre as pessoas mais ricas dos Estados Unidos.
A casa da família foi o grande critério utilizado para fazer estes cálculos, começando pela localização: a residência dos McCallister ficavam em um bairro de Chicago que é um dos mais caros dos Estados Unidos. Além disso, a arquitetura do imóvel também entrega o alto padrão: apenas os mais ricos podem bancar aquele estilo colonial-georgiano.
Assim, os economistas balancearam o valor médio, naquela época, de uma casa desse tipo, junto ao valor da área, hipoteca, seguro, entre outras despesas. "Supondo que os McCallisters não gastavam mais do que 30% de sua renda em moradia, os economistas determinaram que a casa seria acessível para uma família com renda de 305 mil dólares em 1990”, diz a reportagem no NY Times.
Se trouxermos este valor (de 305 mil dólares) para 2022, a estimativa é de que a renda da família de Kevin equivaleria a cerca de 665 mil dólares. Ainda de acordo com o jornal, uma casa igual a de Esqueceram de Mim custaria quase 2,5 milhões de dólares.
Onde assistir Esqueceram de Mim?
O filme está disponível no catálogo do Disney+, assim como a sequência e outras versões da trama.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!