Devemos a Steven Spielberg títulos icônicos do cinema como Tubarão, Indiana Jones, Jurassic Park, entre outros, mas o cineasta também tem em seu currículo algumas obras que permaneceram subvalorizadas ao longo do tempo.
É o caso de um filme de aventura lançado em 2011 que alguns podem até ter esquecido, mas que, na época, era considerado um projeto muito maior: As Aventuras de Tintim deveria dar início a uma trilogia, mas, doze anos depois, nem mesmo a segunda parte foi anunciada.
E, embora Steven Spielberg e o idealizador de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson, produtor do filme, tenha parecido uma dupla infalível, As Aventuras de Tintim foi um lançamento morno e ficou muito aquém de ser um dos filmes de maior bilheteria do ano. No entanto, também não foi um fracasso comercial, já que arrecadou 374 milhões de dólares em comparação ao orçamento de 135 milhões.
As Aventuras de Tintim foi planejado como o início de uma trilogia dedicada aos personagens criados por Hergé. No entanto, depois de mais de uma década de espera, temos de admitir que, provavelmente, nunca haverá uma segunda, muito menos uma terceira parte da história.
De acordo com o plano original, os cineastas trocariam de papéis na sequência do filme: Peter Jackson, que atuou como produtor do primeiro, dirigiria As Aventuras de Tintim 2 e Steven Spielberg seria produtor. A sequência estava programada para ser lançada nos cinemas em 2015.
Para explicar o que aconteceu, os motivos são variados. As Aventuras de Tintim fez sucesso, mas não o suficiente para se tornar uma das maiores prioridades do estúdio. Enquanto isso, Peter Jackson foi recrutado para a trilogia O Hobbit e teve que retirar o segundo filme de sua agenda. Desde então, o projeto não se concretizou.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!