Às vezes, Hollywood insiste que uma estrela tem que ser uma estrela, não importa o que aconteça, e isso nem sempre funciona. Aconteceu com Taylor Lautner, Jaden Smith e Dakota Fanning, e agora está acontecendo com Rachel Zegler, atriz e cantora que foi descoberta do nada no remake de Amor, Sublime Amor e que a indústria cinematográfica estava insistindo que funcione. Mas, por enquanto, nas bilheterias não aconteceu. E seu próximo Branca de Neve e os Sete Anões não promete, honestamente, corrigir o rumo.
A Pequena Sereia e Branca de Neve se encontram fora da Disney: Halle Bailey e Rachel Zegler desabafam sobre ataques preconceituosos na internetUm Zegler à esquerda
Ninguém está desmerecendo os números de bilheteria de Amor, Sublime Amor (76 milhões de dólares vs. orçamento de 100 milhões) e Shazam! Fúria dos Deuses. Não que ela seja um “veneno de bilheteria”, mas é claro que ela não atrai o público para o cinema em si. Seu maior sucesso, Jogos Vorazes - A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, acabou de bater 300 milhões de dólares, mas já é uma franquia consolidada. Por outro lado, suas habilidades como atriz ainda são um tanto limitadas, principalmente quando fica claro que ela tem - ao todo – uma bela voz.
E Branca de Neve e os Sete Anões tem mais um problema: por mais que a Disney tente, não há interesse real neste remake de um filme de 88 anos e poucos confiam que será possível fazer justiça a animação original do estúdio. O que não ajuda é a aparente visão de Zegler para a personagem (ela chamou o longa de “datado e assustador”), que irá variar muito do original, de acordo com uma entrevista concedida ao Collider.
Dentro dela surgiu esse tipo de líder que me deixou muito feliz ao ler o roteiro, além do fato de que, embora tenha nascido de sua formação, ela o encontrou dentro de si ao longo do filme e através das pessoas que a amam e mostram a ela seu amor. Marc Webb e eu chamamos isso de abrir o terceiro olho. Há algumas cenas em que ela fala como alguém que está vivo há muito mais tempo, e isso é algo com o qual posso me identificar, algo que me disseram durante toda a minha vida.
Existe futuro para Zegler?
Por enquanto, Branca de Neve e os Sete Anões, que terá roteiro co-escrito por Greta Gerwig, será lançado em 2025 enquanto eles lapidam o projeto aqui e ali, tentando diminuir a negatividade de um público que pode achar um tanto grotesco, E acima de tudo, para refinar a imagem de uma atriz que já prepara seu salto para as ligas principais graças ao longa da A24, Y2K, o primeiro filme como diretor de Kyle Mooney (roteirista de As Aventuras De Brigsby Bear e Saturday Morning All Star Hits!).
Hollywood pode nunca fazer de Rachel Zegler a próxima grande novidade. Ou pelo menos não quando, desde seu primeiro filme, todos os projetos que escolhe tentam ser gigantescos e fazem parte de uma saga já consolidada. Duas sequências e dois remakes não são uma boa carta de apresentação para quem quer brilhar sozinho, e por isso é hora de Zegler conhecer e entender quem ela é além das obrigações contratuais, das franquias e de um público que olha cada um com uma lupa de suas decisões artísticas.
Zegler entrou (ou melhor, eles a fizeram entrar) como um elefante em uma loja de porcelana, tentando se destacar em um ecossistema pouco adequado para novos rostos, principalmente quando estes se referem exclusivamente a rostos de baixo risco e filmes bastante insípidos. Sua salvação, se houver, pode estar no cinema independente, na dublagem de animação (ela já está preparando Spellbound) e em experimentar todos os truques de uma indústria que a classificou, injustamente, como a nova grande estrela do firmamento para ela pesar.
Se há futuro em Hollywood para Rachel Zegler ou não, dependerá inteiramente do público, da bilheteria e de suas próprias decisões. Ela ainda pode mudar sua percepção, tanto dentro da indústria quanto entre os fãs, mas vai dar trabalho e demonstrar um talento de atuação que até agora escondeu sob uma voz aveludada.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!