Maestro, uma das grandes estreias da semana na Netflix, é mais um projeto que conta com Bradley Cooper tanto na direção, quanto no papel principal. E após Nasce Uma Estrela (o primeiro longa dirigido por ele) ter feito um sucesso estrondoso, tanto em público quanto crítica, as expectativas são altas para esta cinebiografia.
Maestro conta a história real da vida e carreira do compositor, músico e pianista Leonard Bernstein (interpretado por Cooper), responsável pela composição da trilha sonora de musicais aclamados da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice. Bernstein ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, e se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos. O longa-metragem também mostra sua complexa relação com a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre (Carey Mulligan).
A conexão misteriosa entre Bradley Cooper e Cate Blanchett em novo filme é algo que só os fãs mais espertos vão perceberMas um dado inusitado é que o drama biográfico foi originalmente concebido para ser dirigido por Martin Scorsese. No entanto, optando por se concentrar em O Irlandês, Scorsese deixou o cargo para outro lendário cineasta: ninguém menos que Steven Spielberg.
E como maestro foi parar nas mãos de Bradley Cooper?
Na época, Spielberg estava trabalhando em sua versão própria de West Side Story (Amor, Sublime Amor), que conta com a música de Bernstein, então fazia sentido, certo? Mas segundo a produtora parceira de Spielberg, Kristie Macosko Krieger ao GamesRadar +, a produção começou a estagnar e ficou claro que Spielberg talvez não tivesse tempo suficiente para dirigir o filme.
Bradley Cooper então, já escalado para o papel de Bernstein, ligou para a equipe de Spielberg, e de certa forma, salvou o projeto através de um simples ato: ele convidou, tanto Spielberg quanto sua equipe, para assistir a uma versão inicial de sua estreia na direção, em Nasce uma estrela.
Bradley disse: ‘Eu fiz um filme chamado A Star is Born, que está atualmente em pós-produção’. Ele nos convidou para assistir e, 20 minutos depois, Steven se inclinou para Bradley e disse: "Você está dirigindo essa porr* de filme!'
Cooper entendeu como uma benção e aceitou o projeto, mas queria começar de novo, como explica Macosko Krieger: “Ele não queria fazer um filme biográfico padrão – ele queria ir mais fundo e decidiu focar no casamento [entre Bernstein e Felicia Montealegre]". Para a família Bernstein, embora Scorsese e Spielberg devessem dirigir originalmente o filme, Cooper foi, em última análise, a escolha certa. Da perspectiva deles, segundo o GamesRadar +, as coisas certamente "funcionaram da melhor maneira".
Maestro estreia em 20 de dezembro, exclusivamente na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!