O ano de 2011 foi de contrastes para os super-heróis no cinema: enquanto X-Men: Primeira Classe relançou brilhantemente o gênero mutante, o sucesso estrondoso do Capitão América tropeçou nas bilheterias, e o Lanterna Verde não conseguiu aproveitar o boom adquirido pela DC graças a Batman: O Cavaleiro das Trevas, de Christopher Nolan.
Lançado em agosto daquele ano, Lanterna Verde arrecadou 237 milhões de dólares em todo o mundo, com um orçamento de produção de 200 milhões. Prejudicado por uma história instável e efeitos especiais que não estão à altura de suas ambições espaciais (a ponto de se tornarem rapidamente datados), o filme não conseguiu convencer.
Foi pior ainda para Ryan Reynolds: o protagonista se tornou o equivalente a Batman & Robin de George Clooney. Em outras palavras, o filme se tornou uma fonte de zombaria recorrente ao ator. O diretor Martin Campbell até chegou a defender o elenco, ressaltando que todos fizeram o melhor que podiam, mas não negou o fracasso do filme.
A sequência, que foi anunciada no final do longa-metragem, nunca viu a luz do dia. Em seguida, o personagem John Stewart (um dos alter egos do Lanterna Verde) foi retirado de Liga da Justiça e também da versão do diretor, Snyder Cut, na qual ele seria interpretado por Wayne T. Carr.
Além disso, um suposto novo filme do Lanterna Verde, dirigido por Christopher McQuarrie e com Tom Cruise no elenco, nunca passou da fase de rumores infundados. E a televisão não conseguiu se apropriar do universo, já que o projeto de uma série supervisionada por Greg Berlanti para a HBO fracassou e o personagem John Diggle, de Arrow, nunca usou o famoso anel do herói.
Mas seu futuro finalmente parece mais promissor graças a James Gunn: o mentor por trás do futuro Universo DC e o diretor de Superman: Legacy, uma reinicialização que chegará aos cinemas em 9 de julho de 2025.
David Corenswet e Rachel Brosnahan interpretarão Clark Kent e Lois Lane, respectivamente, ao lado de Lex Luthor, de Nicholas Hoult. E, entre os personagens, está Guy Gardner, uma das versões do Lanterna Verde nos quadrinhos. Criado em 1968, ele obtém seus poderes graças ao anel de origem extraterrestre, inseparável do herói porque permite que ele modele tudo o que quiser.
Guy Gardner se tornou o Lanterna Vermelho, a contraparte vilã ou anti-heroica do grupo principal, à medida que suas aventuras se desenrolavam. Ele foi interpretado por Matthew Settle na série Liga da Justiça da América, que não passou do episódio piloto transmitido em 28 de dezembro de 1997 nos Estados Unidos.
Em Superman: Legacy, o ator Nathan Fillion o interpretará. Ainda não se sabe se esse será um papel pequeno, para começar a expandir o Universo DC para além de Metrópolis, ou se ele terá um papel central na trama. Descubra em julho de 2025... ou nas (futuras) primeiras imagens do filme.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!