Se você quer ganhar muito dinheiro atrás das câmeras em Hollywood, a melhor coisa a fazer é trabalhar como um chamado "script doctor" (ou "médico de roteiro"). Centenas de milhares de dólares por alguns dias ou semanas de trabalho não são incomuns aqui.
Em 2016, o Hollywood Reporter descobriu que os roteiristas mais procurados do setor podem exigir atualmente 400 mil dólares por semana. Os preços certamente não caíram desde então. Mas o que os médicos do roteiro realmente fazem? E quais nomes conhecidos, alguns dos quais podem surpreendê-lo, já exerceram a profissão?
SCRIPT DOCTOR: AJUDA EM CASO DE EMERGÊNCIA
O nome explica muita coisa. Os script doctors, ou médicos do roteiro, geralmente são chamados quando o tempo é essencial. Está prestes a ser filmado ou as câmeras já estão gravando e você percebe que o roteiro ainda tem pontos fracos . Mas talvez os autores originais não tenham tempo agora ou você não confie neles para fazer isso, pois são parcialmente responsáveis pelos problemas anteriores. Aqui que eles são chamados.
Eles geralmente não revisam o roteiro inteiro, mas são usados regularmente de forma seletiva. Os diálogos talvez precisem ser um pouco atualizados? Ou uma cena de ação deveria ser adicionada ou reescrita? Precisamos de mais humor e melhores piadas?
O alto salário dos médicos de roteiro não se deve apenas ao fato de que geralmente trabalham sob pressão de tempo. Normalmente eles precisam manter seu trabalho em segredo e assinar acordos de não divulgação. Não se trata apenas de querer evitar qualquer imprensa negativa, mas também das complicadas regras do sindicato dos roteiristas sobre quem é nomeado e como nos créditos de um filme.
A contratação não indica que se trata necessariamente de uma "produção caótica", mas reconhecer na hora certa que algo pode ser melhorado. Grandes clássicos como O Poderoso Chefão e A Lista de Schindler tiveram essas correções de última hora.
A HISTÓRIA DOS MÉDICOS DE ROTEIRO
Hoje, o lendário autor Ben Hecht, é considerado o pioneiro, que trabalhou com diretores como Howard Hawks, Alfred Hitchcock e Ernst Lubitsch - embora o termo "médico do roteiro" não existisse naquela época. Existem mitos sobre quantos filmes ele esteve envolvido, além de seus cerca de 70 créditos como roteiro, mas sabemos do trabalho de Hecht em alguns títulos como ...E o Vento Levou e O Grande Motim.
O termo ficou conhecido com Robert Towne. Quando jovem, ele tinha acabado de vender seu segundo roteiro de faroeste. Isso acabou nas mãos de Warren Beatty, que, como ator principal em Bonnie e Clyde - Uma Rajada de Bala, estava insatisfeito com o roteiro. Ele pediu a ajuda de Towne e circulou em Hollywood a história de que ele salvou o filme, que se tornou um sucesso. Depois disso, Towne não conseguiu evitar pedidos semelhantes e rapidamente exigiu quantias de seis dígitos por seu trabalho.
Ele foi o roteirista de dezenas de projetos, incluindo O Poderoso Chefão, que sabemos porque Francis Ford Coppola lhe agradeceu no discurso do Oscar, e também se tornou um dos melhores e mais bem pagos roteiristas com trabalhos como Chinatown, que lhe rendeu um Oscar de Melhor Roteiro Original pelo clássico filme de Roman Polanski.
MÉDICOS DE ROTEIRO FAMOSOS – UMA ESTRELA DE STAR WARS TAMBÉM ESTÁ LÁ
Qualquer pessoa em Hollywood que demonstre talento para escrever roteiros também receberá ofertas para trabalhar como roteirista, incluindo alguns nomes famosos.
Christopher McQuarrie foi considerado um dos melhores muito antes de seu sucesso recente nos filmes Missão: Impossível, quando uma cena de ação tinha que ser melhorada ou completamente reconstruída. Ainda hoje, Tom Cruise o traz a bordo de praticamente todos os seus projetos, a menos que ele já esteja fazendo isso com McQuarrie.
Quentin Tarantino – isso não deveria ser surpresa – costumava ser contratado para melhorar diálogos, um trabalho que também fez Aaron Sorkin.
Mas também há nomes surpreendentes na lista. A lenda de Star Wars, Carrie Fisher, que morreu em 2016, foi até considerada a melhor nesta área por muitos anos, tanto que os estúdios lutaram por ela nos anos 90. Naquela época, a atriz certa vez se descreveu como uma “enfermeira de roteiro”, rejeitando o termo dominado pelos homens. Entre outras coisas, ela revisou Hook - A Volta do Capitão Gancho e Mudança de Hábito.
Ela não é a única estrela com experiência em roteiros. Donald Glover e Patton Oswalt também tiveram sucesso nesta profissão por um tempo, assim como Joss Whedon, Charlie Kaufman, Judd Apatow, Michael Arndt, Simon Kinberg, Shane Black, Phil Lord e Chris Miller, alguns dos nomes mais requisitados nas últimas décadas.