Hoje não é mais incomum contar histórias em quadrinhos de uma forma séria e sombria, mas há quase 20 anos, Christopher Nolan inovou com Batman Begins – o início de sua trilogia O Cavaleiro das Trevas. O diretor de Oppenheimer optou por uma abordagem realista, que aperfeiçoou na aclamada parte intermediária da trilogia.
Em O Cavaleiro das Trevas, Nolan ancorou claramente as missões e aventuras do super-herói fantasiado de morcego em nossa realidade, o que se refletiu principalmente no fato de que a cidade fictícia de Gotham City não parecia mais uma metrópole de fantasia, mas sim como uma combinação de diferentes cidades reais dos EUA.
Mas, inicialmente, Nolan e o ator principal Christian Bale encontraram reações céticas às suas ideias de Batman: até então havia as variantes fantasmagóricas de Tim Burton (Batman – O Retorno) e os espetáculos pop coloridos de Joel Schumacher (Batman Eternamente). Mas, dificilmente, alguém poderia ter imaginado um filme Batman realista e totalmente sério, no qual questões políticas fossem discutidas, bem como a vida pessoal de Bruce Wayne em meados dos anos 2000.
Em entrevista ao The Washington Post, Bale contou como as pessoas reagiram ao anúncio de que ele se uniria a Nolan para criar uma versão completamente nova do herói da DC: “Eu disse [às pessoas] que estávamos fazendo um filme do Batman levando-o a sério”, diz a estrela de Psicopata Americano.
“Muitas pessoas riram de mim e disseram: 'Isso simplesmente não vai funcionar!' É maravilhoso fazer parte de uma trilogia que provou que essas pessoas estavam erradas", relembrou.
E como ela fez isso: depois que as críticas de Batman Begins (2005) foram mais benevolentes do que eufóricas e o filme teve apenas um sucesso moderado de bilheteria, Nolan e Bale fizeram sucesso três anos depois com Batman - O Cavaleiro das Trevas.
Os críticos foram surpreendidos com elogios, houve oito indicações ao Oscar (ele ganhou duas estátuas, incluindo um póstumo para o ator do Coringa, Heath Ledger), e quebrou a marca mágica do bilhão nas bilheterias, tornando-se o maior filme de sucesso do ano. Às vezes a coragem de correr riscos compensa.
A propósito, inicialmente, a escalação de Heath Ledger não foi bem recebida pela maioria dos fãs do Batman, mas Nolan conseguiu prevalecer.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!