Mesmo após a longa greve dos atores e roteiristas, o fenômeno Barbieheimer continua despertando interesse do público, principalmente sobre os bastidores das produções. A protagonista de Barbie, Margot Robbie, revelou o processo para a construção de sua personagem durante a nova temporada de “Actors on Actors” da revista Variety.
O programa consiste em colocar atores frente a frente para uma conversa livre. Neste episódio, a atriz conversou com Cillian Murphy - astro de Oppenheimer - sobre os mais diversos assuntos: desde Thomas Shelby, personagem do ator em Peaky Blinders, até o fenômeno Barbieheimer.
Durante a conversa, Robbie comentou sobre a dificuldade em construir a personagem. Normalmente, a atriz costuma utilizar animais para entender a essência de cada um de seus papéis, como foi o caso em: Babilônia e Eu, Tonya. Porém, no longa inspirado na boneca da Mattel, essa fórmula, simplesmente, não clicou.
“Todas as minhas ferramentas usuais não se aplicavam a esse personagem. [...] Eu confio muito no trabalho com animais. Eu estava fingindo ser um flamingo há cerca de 45 minutos ou algo assim, e de repente pensei: Não está funcionando."
Barbie é uma mulher comum
Após os momentos de frustração, Robbie contou para Murphy o que realmente a ajudou no processo. Segunda ela, a diretora Greta Gerwig tinha uma referência bem específica para a personagem. A dica estava em American Life - um dos podcasts mais famosos dos Estados Unidos - mais especificamente no episódio 731 intitulado "What Lies Beneath". A premissa do podcast é compartilhar histórias ao redor de todo país, com isso Robbie encontrou a história de uma mulher que não consegue se introspectar.
“Greta encontrou esse episódio [...] em que uma mulher não consegue fazer introspecção, pois não tem a voz na cabeça que narra constantemente a vida do jeito que todos nós fazemos", contou Robbie.
A partir desta mulher comum, Margot Robbie conseguiu interpretar a boneca, e se tornou protagonista do filme de maior bilheteria de 2023. Barbie chegará à HBO Max no dia 15 de dezembro.