Consolidado como um dos filmes mais relevantes de 2023, Tár nos premiou com a interpretação potente de Cate Blanchett, no papel da controversa maestrina e compositora Lydia Tár. Totalmente fictícia, a personagem chegou até a confundir uma parcela dos espectadores, certos de que “a primeira diretora musical da Filarmônica de Berlim” de fato existiu.
Um dos elementos curiosos a atribuir ainda mais realismo à personagem, é sua relação com um grande nome da música clássica, que, coincidentemente, encerra 2023 com uma cinebiografia para chamar de sua. Lydia Tár afirma, no longa-metragem, ter sido aluna de Leonard Bernstein - o personagem central do mais novo filme dirigido por Bradley Cooper, Maestro.
Quando o meme vai longe demais
Mas segundo o diretor de Tár, Todd Field, Lydia Tár pode estar mentindo. Em entrevista à época do lançamento do filme indicado ao Oscar (Via: IndieWire), o diretor revelou que várias referências que a personagem principal faz ao estudo de Bernstein ao longo do filme são, pelo menos na opinião dele, mentiras contadas por ela para promover sua própria imagem pública. “Não creio que ela tenha estudado com Leonard Bernstein. Se você olhar a matemática – Lenny morre em quê, 1990? Quando ela vai estudar com Lenny Bernstein? Eu não acho que isso aconteceu”.
Ao New Yorker, os responsáveis por gerir o espólio de Bernstein se manifestaram, entrando no espírito do meme e confirmando que Tár recebeu, sim, a tutela de Bernstein. A carta, assinada pelos três filhos de Bernstein, afirma que a personagem da ficção “era uma adolescente prodígio cujos talentos eram tão formidáveis que recebeu permissão especial para ser uma das alunas de regência de Bernstein em Tanglewood no verão de 1990, durante o último ano da vida de Bernstein.”
Maestro conta a história real da vida e carreira do compositor, músico e pianista norte-americano Leonard Bernstein (interpretado por Cooper), responsável pela composição da trilha sonora de musicais aclamados da Broadway, como West Side Story, Peter Pan e Candice. Bernstein ocupou o cargo de principal condutor da Orquestra Filarmônica de Nova York durante 18 anos, e se consagrou como um dos músicos mais importantes dos Estados Unidos.
A produção também mostra sua complexa relação com a atriz de TV e teatro Felicia Montealegre (Carey Mulligan), que se iniciou quando os dois se conheceram em uma festa, em 1946, passando pelo primeiro noivado do casal - que foi desmanchado - até chegar ao seu casamento de, ao todo, vinte e cinco anos de duração.
Maestro estreia em 20 de dezembro, exclusivamente na Netflix.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!