Quentin Tarantino é um diretor icônico de Hollywood que retomou milhares de referências cinematográficas de outros colegas, contemporâneos ou não, que o inspiraram, o educaram e lhe permitiram criar grandes sucessos cinematográficos como Cães de Aluguel, Kill Bill e Bastardos Inglórios.
Como a lista de nomes que inspiraram Tarantino é longa, desta vez queremos falar sobre A Cruz de Ferro, um filme de guerra lançado em 1977, dirigido por Sam Peckinpah e contextualizado na Segunda Guerra Mundial.
O filme é classificado como um dos melhores filmes sobre a frente russa e se algo se destaca em A Cruz de Ferro, é sem dúvida a sua ferocidade bélica, a sua narrativa sangrenta e dolorosa, bem como as cenas comoventes protagonizadas por James Coburn, James Mason, Maximilian Schell e David Warner.
Na trama temos um pelotão de soldados alemães, com o Sargento Rolf Steiner no comando durante a retirada das tropas alemãs da Península de Taman. Os soldados em breve terão um novo oficial no comando que vem da Prússia e deseja que seus homens o ajudem a conseguir uma Cruz de Ferro para manter a honra de sua família.
Com batalhas temíveis e tragédias comoventes, este filme baseia seu roteiro em um romance de Willi Heinrich, publicado em 1956 e intitulado Das geduldige Fleisch.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!