No cinema, estiveram Christopher Reeve, Brandon Routh, Henry Cavill, Nicolas Cage para uma aparição em The Flash que não agradou Tim Burton, e em breve estará David Corenswet em Superman Legacy que James Gunn prepara para 2025. Na telinha, Kirk Alyn, George Reeves, Dean Cain, Tom Welling e Tyler Hoechlin vestiram a capa e o lendário traje estampado com o “S”. Mas outro ator quase interpretou o Homem de Aço dos quadrinhos da DC: Josh Hartnett. Foi em 2002 no projeto abortado Superman: Flyby.
Este ator se recusou a ser o Batman na trilogia de Christopher Nolan e agora aparecerá em OppenheimerNa época, o diretor Brett Ratner (revelado por A Hora do Rush e Um Homem de Família) foi contratado para dirigir esta ambiciosa história de origem escrita por J.J. Abrams e com um orçamento substancial (fontes dizem 200 milhões de dólares). Entre os atores encontrados para o papel estava Josh Hartnett. Estrela em ascensão, coroado com os sucessos de Prova Final, As Virgens Suicidas, Falcão Negro em Perigo, 40 Dias e 40 Noites e Pearl Harbor, o ator norte-americano ainda recebeu uma oferta de contrato para três longas-metragens. Ele preferiu recusar a oferta.
Em 2014, na revista Détails, Josh Hartnett explicou sua escolha: "Tínhamos conversado sobre o Homem-Aranha. E também sobre o Batman. Mas eu sabia muito bem que esses papéis provavelmente ficariam comigo, e eu não queria isso. Eu não queria ser identificado com o Superman pelo resto da minha carreira. Podia ter apenas 22 anos, mas vi o perigo”. Portanto, nunca o teremos visto como Kal-El / Clark Kent até hoje. A foto dos testes de figurino foi desenterrada por um fã e compartilhada nas redes sociais. Uma imagem que confirma que o ator teria sido um Superman mais do que confiável, apesar do lado bem vintage do figurino.
Após sua recusa, Brett Ratner conhecerá outros atores para o papel: Tom Welling (futuro herói de Smallville), Paul Walker, Brendan Fraser, Ashton Kutcher, David Boreanaz, James Marsden, entre outros, mas sem nunca conseguir tornar o projeto realidade. O diretor deixará o filme em 2003 para dar lugar a McG (As Panteras: Detonando), que fará um teste com Jared Padalecki e Henry Cavill. Após sua demissão, o filme foi finalmente assumido por Bryan Singer para se tornar Superman – O Retorno, com Brandon Routh como o super-herói. Quanto a Henry Cavill, ele esperará alguns anos para assumir a capa e se tornar O Homem de Aço de Zack Snyder.
Quanto a Josh Hartnett, esta decisão o levará a papéis menos expostos (Paixão à Flor da Pele, Sin City – A Cidade do Pecado, Xeque-Mate, Dália Negrae a série Penny Dreadful). Ele apareceu recentemente em um episódio da 6ª temporada de Black Mirror, bem como em Oppenheimer, de Christopher Nolan, onde interpreta o físico Ernest Lawrence.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!