Wonka finalmente está chegando aos cinemas, com Timothée Chalamet no papel do excêntrico chocolatier, anteriormente vivido por Gene Wilder - em A Fantástica Fábrica de Chocolate, de 1971 - e Johnny Depp, na versão de 2005. Todavia, mesmo que a adaptação do início dos anos 2000 seja mais familiar para uma grande parcela do público, especialmente a mais jovem, Wonka tem mais semelhanças com o primeiro longa-metragem. E em aspectos cruciais da obra.
O diretor de Wonka, Paul King (Paddington), explica em entrevista à Empire (Via: Screen Rant) porque o filme apresenta um design considerado mais clássico, sobretudo em um personagem central da narrativa: os Oompa Loompas. O cineasta declarou seu amor pela primeira versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, e ao visual icônico dos Oompa Loompas, que em Wonka serão interpretados por Hugh Grant.
Parecia que era isso que um Oompa Loompa era, na minha cabeça. Suponho que, porque o filme de 71 é tão querido por mim, assim como por outras pessoas, eu realmente não queria reinventar a roda nisso.
O trailer de Wonka destaca muitas semelhanças com o longa de 71, desde as roupas de Chalamet à sua performance vocal. As prévias divulgadas até agora evocam, de fato, a um Willy Wonka mais “original”. O que inevitavelmente captura um sentimento de nostalgia dos fãs da atuação de Gene Wilder, e se diferencia da adaptação com Johnny Depp, imediatamente anterior à Wonka, com seus “apenas” 18 anos de diferença.
Paul King, porém, também destaca que “não poderia fazer o que Tim Burton faz” por considerá-lo um gênio – Tim Burton é quem assina a versão de 2005. Baseado no clássico livro A Fantástica Fábrica de Chocolate, do autor britânico Roald Dahl, Wonka será uma prequela, portanto mostrará as origens do jovem Willy Wonka (interpretado por Timothée Chalamet), antes de se tornar a mente brilhante por trás da maior fábrica de chocolate do mundo.
Wonka estreia dia 7 de dezembro nos cinemas.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!