Dois anos após o aclamado remake de Madrugada dos Mortos, Zack Snyder teve seu avanço final como diretor de cinema com a adaptação igualmente sangrenta e estilizada da história em quadrinhos 300, de Frank Miller. Após o sucesso do filme, os planos para uma sequência foram logo anunciados, mas o desenvolvimento demorou tanto que Snyder já estava muito ocupado com a DC para assumir ele mesmo a produção – assim, Noam Murro o substituiu como diretor de 300 - A Ascensão Do Império.
Mas Snyder ainda não havia finalizado este trabalho. Quando seu tempo na DC chegou ao fim, depois de O Homem de Aço, Batman vs Superman: A Origem da Justiça e Liga da Justiça, ele trabalhou no roteiro de um filme sobre o lendário general Alexandre, o Grande, que ele pretendia que fosse a conclusão da trilogia 300. No entanto, o foco do roteiro logo mudou cada vez mais para o relacionamento entre Alexandre e seu amigo e general Heféstion.
A coisa toda se tornou uma mistura de história de amor gay e épico de guerra grego, que não funcionou mais para Snyder como a terceira parte de 300 e, portanto, foi renomeada para Blood And Ashes. No entanto, ele ainda queria realizar o projeto em seu então estúdio Warner, mas sem sucesso.
Provavelmente porque já estava claro na época que Snyder e a Warner seguiriam caminhos diferentes depois de Liga da Justiça (apesar do lançamento posterior de Liga da Justiça - Snyder Cut). O diretor não recebeu sinal verde e o projeto parecia estar enterrado por enquanto, já que os direitos permaneceram com a Warner. Mas agora há um novo lampejo de esperança...
Zack Snyder recupera os direitos da sequência de 300
Como o próprio Zack Snyder revelou ao The Hollywood Reporter, ele recuperou os direitos de Blood And Ashes da Warner e agora pode realizar o projeto em outro lugar (o serviço de streaming Netflix, por exemplo, com o qual Snyder atualmente tem um acordo exclusivo).
Isso significa que o cineasta poderia realizar sua sequência de 300 (Blood And Ashes), mesmo que ela não esteja mais diretamente ligada às duas primeiras partes – especialmente se ela estiver sendo feita fora da Warner, que ainda possui os direitos cinematográficos da franquia. No entanto, dadas as suas origens, o filme ainda poderia se inspirar na série em termos de estética e vibração, tornando-se pelo menos um sucessor espiritual.
É um pouco como o último projeto de Snyder, Rebel Moon, que ele originalmente apresentou sem sucesso à Disney como um filme de Star Wars, mas que depois foi transformado em algo independente sob a égide da Netflix.
O filme Blood And Ashes virá depois de Rebel Moon?
Snyder já deu a entender ao The Hollywood Reporter que ainda está interessado em tornar Blood And Ashes uma realidade: “Não sei qual é o mercado para um filme incrivelmente homoerótico, super brutal e super sexual. Mas talvez seja perfeito”.
No entanto, não se sabe se Snyder terá tempo para isso em um futuro próximo, já que, por enquanto, ele está ocupado com o já mencionado Rebel Moon. Afinal, um novo filme de ficção científica, uma série e um universo de jogos com uma mitologia complexa estão sendo criados aqui.
Tudo começa com Rebel Moon - Parte 1: A Menina do Fogo, que será lançado na Netflix em 22 de dezembro de 2023. Em seguida, Rebel Moon - Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes será lançado em 19 de abril de 2024.
Snyder também tinha grandes planos para expandir ainda mais o filme Army of the Dead: Invasão em Las Vegas. Embora esses planos tenham sido um pouco reduzidos (uma série de anime planejada provavelmente não será mais produzida), uma segunda parte do filme de ação com zumbis provavelmente ainda não está fora de cogitação.
De qualquer forma, o fato é que não faltará materiais novos de Snyder no futuro próximo.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!