Lançado nos cinemas em 22 de novembro, Napoleão, de Ridley Scott, foi um dos filmes mais aguardados do ano. Estrelado por Joaquin Phoenix como o Pequeno Cabo, o longa acompanha a ascensão e a queda do imperador francês Napoleão Bonaparte. A trama traça sua implacável conquista do poder pelo prisma de seu relacionamento apaixonado e atormentado com Josephine, o grande amor de sua vida.
No entanto, embora esse relacionamento seja fundamental para a história, Scott não deixa de nos oferecer cenas espetaculares de batalhas, principalmente Austerlitz e Waterloo. Embora o diretor tenha tido um cuidado especial com essas sequências, ele não deixou de tomar algumas liberdades com a realidade histórica para fins cinematográficos.
Napoleão dispara seu canhão
Uma das liberdades tomadas pelo cineasta enfureceu particularmente os historiadores: o disparo de canhão contra as pirâmides do Egito. O ano é 1798. Bonaparte, na época um general do exército francês, estava no comando das tropas. Ele liderou uma batalha que ficou conhecida como a Batalha de Embabeh, a 15 km da Grande Pirâmide de Gizé.
O conflito colocou o Exército Francês do Oriente, liderado por Napoleão, contra os “mamelucos”, uma milícia de escravos libertos que havia tomado o poder no país na época. O futuro imperador venceu a batalha, mas nenhuma bala de canhão atingiu as pirâmides, diferentemente do que pode ser visto no filme.
Se a munição do exército de Napoleão tivesse se chocado contra essas maravilhas do mundo, haveria sinais claros de danos. Esse, absolutamente, não é o caso. Em entrevista ao The Times de Londres, Ridley Scott explicou a licença criativa: “Eu não sei se ele fez isso (...), mas foi uma maneira rápida de dizer que ele conquistou o Egito”.
Portanto, o diretor tomou liberdades com a realidade histórica para acrescentar uma dimensão ainda mais épica à Batalha das Pirâmides. Joaquin Phoenix advertiu: “Se você realmente quer entender Napoleão, deve fazer sua própria pesquisa e leitura. Porque com esse filme, você verá a experiência pelos olhos de Ridley. É um mundo muito complexo”, disse ele.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!