O cineasta David Fincher voltou com O Assassino, sua segunda produção para a Netflix, plataforma com a qual trabalha exclusivamente há muitos anos. É preciso voltar ao lançamento de Garota Exemplar em 2014 para encontrar seu último trabalho fora da Netflix, e nem mesmo o doloroso cancelamento de Mindhunter o levou a querer sair da empresa. Agora ele deixou claro o principal motivo pelo qual isso aconteceu.
Por que Michael Fassbender ficou quatro anos sem atuar? O ator faz seu grande retorno em filme de David Fincher na NetflixA vantagem da Netflix
Desde sua primeira experiência na Netflix com House of Cards, Fincher também conseguiu realizar aquele sonho que parecia impossível para ele que era Mank, produziu Love & Death & Robots e colaborou como produtor em outros títulos como A História do Cinema Negro nos EUA. Aliás, em 2020 revelou que tinha assinado um contrato de exclusividade por mais quatro anos e, a princípio, parece-lhe muito difícil não renová-lo.
O diretor de Seven - Os Sete Crimes Capitais fez uma breve, mas muito reveladora declaração à Variety em um artigo que analisa a nova estratégia da Netflix com seus filmes. Torna-se claro que ele acabou ficando um pouco familiarizado com o funcionamento dos outros estúdios:
A maioria dos estúdios opera dentro de um sistema de freios e contrapesos projetado para transmitir a mensagem "Não, obrigado..." da maneira mais eficaz possível. Trata-se de encontrar as coisas que são assustadoras ou exclusivas do seu projeto e, em seguida, destilá-las em uma redução agradável de justificativa para quando elas saírem do filme. Com a Netflix é muito mais legal, porque quando você apresenta um projeto para alguém, a resposta é: 'Uau, que ideia muito interessante e estranha. Vamos ver quanto custaria e como pode funcionar.’
Pois na Netflix eles incentivam aquelas ideias que para outras empresas podem parecer bobagens e sem possibilidades comerciais. É inegável que a plataforma também lança muitos filmes bastante inconsequentes, mas é bom que não tenham medo de tentar propostas mais arriscadas. Na verdade, isso é certamente vital para que outros cineastas concordem em colaborar com eles, por exemplo, Alfonso Cuarón e Roma. A chave é saber se eles serão capazes de mantê-los ou não, algo que conseguiram com Fincher.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!