Não estamos falando de John Wick 4, Velozes & Furiosos 10, ou qualquer outra produção de Hollywood. Nos referimos a um mega-hit da Índia que oferece um espetáculo exagerado à perfeição (e, assim, mostra à fábrica de sonhos o que eles parecem ter esquecido um pouco): Jawan.
O épico de ação de quase três horas com o astro Shah Rukh Khan como protagonista não é apenas um dos filmes mais caros da história da Índia, mas também um dos mais bem-sucedidos, com uma bilheteria mundial de mais de 140 milhões de dólares (apenas quatro filmes indianos arrecadaram mais). O filme já está disponível na Netflix, apenas dois meses após seu lançamento nos cinemas em algumas regiões ao redor do globo.
É a oportunidade perfeita para se atualizar com esse excelente filme de ação - ou simplesmente para assisti-lo várias vezes. Jawan oferece um pacote de ação completo e variado que tira qualquer um do tédio.
JAWAN NA NETFLIX: ROBIN HOOD ENCONTRA ETHAN HUNT...
O diretor Atlee Kumar conta a história de um homem (Shah Rukh Khan) que decide combater a injustiça na sociedade. As más ações devem ser punidas, e aqueles que adquiriram sua riqueza ilegalmente devem dar algo em troca aos pobres. Mas, um dia, seu passado o alcança e sua campanha por justiça ameaça sair dos trilhos...
À primeira vista, isso parece um conto clássico como Robin Hood, que é basicamente o que Jawan é. No final das contas, porém, o coquetel de ação também contém uma série de outras influências estilísticas, tanto narrativas quanto de direção, que evocam Missão: Impossível, 300 e muitos outros blockbusters modernos de Hollywood, mas que, no final das contas, o tornam algo único.
COM MUITA CORAGEM PARA O BOM E VELHO "MAIS É MAIS!"
Jawan começa com uma cena de abertura que parece ter saído de um livro. Com um ataque a um vilarejo e as atrocidades cometidas pelos atacantes, Kumar vai além dos limites desde o início, não apenas em termos de emoção, mas, acima de tudo, com uma ação alegremente celebrada. A primeira aparição de Shah Rukh Khan não apenas estabelece o protagonista como o herói supremo em pouco tempo, mas também cria o clima para as explosões exageradas que parecem não ter limites.
Quando o herói pega uma lança e elimina seus primeiros oponentes em câmera lenta, isso lembra muito o filme 300, de Zack Snyder. É claro que os mais cínicos provavelmente verão isso como a primeira razão para o longo tempo de duração, o que é bastante normal para os padrões de Bollywood, mas é difícil negar o valor "espetáculo" da abertura. Especialmente porque essas tomadas não são usadas apenas para tornar as imagens mais espetaculares ainda mais espetaculares, mas também são usadas com cálculo dentro da narrativa - por exemplo, para apresentar os personagens principais de forma inequívoca. Às vezes, eles saem do carro em câmera lenta, pisam no chão ou simplesmente batem palmas.
O prazer de Atlee Kumar com a encenação é simplesmente encantador e garante repetidamente que até mesmo momentos que parecem cenas de ação não sejam cenas de ação, tornando o filme incrivelmente divertido. De elaboradas tomadas com drones, que estão na moda em Hollywood no momento, a interlúdios de artes marciais com coreografias excelentes e encenações brutais e perseguições divertidas, Jawan oferece tudo o que um fã de ação deseja...
...e vai um ou dois passos além onde os filmes americanos puxam o freio de mão. Porque, sim, mesmo filmes exagerados como John Wick e similares, que não são exatamente os melhores em termos de lógica e autenticidade, sempre insistem em um certo nível básico de realismo - e, portanto, se destacam dos blockbusters de Hollywood dos anos 90, que muitas vezes aumentavam o calor de acordo com o princípio "mais é mais" e levavam o público para outra realidade.
Mas o que caracteriza o blockbuster de SRK é o fato de que, apesar de tudo isso, ele não perde seu impacto emocional. Uma façanha que quase nenhum outro filme consegue alcançar - e que, de fato, dificilmente consegue. No entanto, apesar das imagens exageradas, Kumar é capaz de contar uma história que é universal, apesar de seus clichês. Ele aborda problemas sociais e lança luz sobre os destinos da família, que certamente são um grande problema na Índia, mas que provavelmente não deixarão ninguém indiferente no resto do mundo.
Juntamente com uma série de reviravoltas que constantemente alimentam o suspense e o deixam imaginando o que diabos vai acontecer em seguida, Jawan é uma experiência cinematográfica desenfreada e bem-sucedida e um destaque de ação do ano.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!