Robert Pattinson conseguiu construir uma carreira interessante no cinema. Depois de interpretar Cedric Diggory em Harry Potter e o Cálice de Fogo, o ator assinou contrato para o papel que o tornou tão popular: Edward Cullen na Saga Crepúsculo. Após interpretar o vampiro, Pattinson migrou para o cinema independente, levando sua legião de fãs para assistir a filmes de David Cronenberg, Claire Denis e James Gray. Mas o ator está mentindo há mais de uma década.
Durante uma entrevista à GQ publicada em 2022, por ocasião de sua estreia como Bruce Wayne em The Batman, Pattinson admitiu que, às vezes, inventa coisas em entrevistas para responder o que lhe é perguntado e que, em algumas ocasiões, esses comentários se voltam contra ele.
Quando Christopher Nolan o pegou mentindo
Uma de suas mentiras mais famosas, e uma das primeiras que acabou virando manchete, foi a de que ele não lava o cabelo. Pattinson disse ao jornal Chicago Tribune em 2012 que seu estilo era o resultado de “anos e anos de resíduos acumulados por não lavar o cabelo”. Ele também disse que não limpava seu apartamento.
No entanto, ele não mentiu apenas em entrevistas, mas também em castings. No início, os agentes estavam preocupados com o sotaque de Pattinson – que é inglês – então, como ele contou: “Eu sempre se apresentava como uma pessoa diferente, um americano. Dizia: ‘Oi, sou de Michigan’”.
Pattinson também mentiu durante as gravações de um de seus filmes. Ele fez isso com Christopher Nolan, mas o diretor o pegou. A audição para o papel de Batman coincidiu com as filmagens de Tenet, e Pattinson disse ao diretor que tinha uma emergência familiar.
“Eu tinha que manter toda a história do Batman em segredo, então tive que mentir para Nolan quando fui fazer o teste. Eu disse a ele que tinha uma emergência familiar, e assim que falei isso, ele me perguntou: ‘Você vai fazer o casting do Batman, certo?’.
Mais mentiras de Pattinson? Em 2012, durante uma entrevista com Jimmy Kimmel, o ator disse ao apresentador que era um sem-teto e vivia nas ruas: “Eu aluguei uma ponte e moro atrás dela. Em uma daquelas latas de lixo”. A partir de então, a casa do ator se tornou um tópico regular de futuros encontros com Kimmel. Ele chegou a dizer que morava em um quarto de hotel com uma boia como única peça de mobília.
A stalker entediada
Outra coisa que Pattinson disse – que, embora possa ser verdade, tudo indica que é mentira – é que, em 2009, ele convidou uma “stalker” que ficava do lado de fora de seu hotel dia após dia para almoçar. O ator afirmou que estava tão cansado de observá-la pela janela que decidiu conversar com ela. Durante o encontro, Pattinson reclamou de tudo em sua vida e ela ficou tão entediada que nunca mais esperou por ele do lado de fora do hotel.
Uma de suas mentiras mais recentes tem a ver com seu papel como Batman. Quando lhe fizeram a pergunta típica sobre seu treinamento para o Cavaleiro das Trevas, Pattinson disse que não estava fazendo nada. “Isso voltou para me atormentar. Sempre achei constrangedor falar sobre como você está se exercitando”, admitiu ele sobre a mentira porque, assim que The Batman foi lançado, ficou claro que ele estava se exercitando.
Outra mentira sobre o Batman foi quando ele disse no Access que o personagem falaria como um pirata e que ele se inspirou na maneira de falar de Willem Dafoe em O Farol:
A voz de Willem é bastante inspiradora, para ser sincero. É muito parecida com a voz que eu faço. Acho que o Batman tem uma espécie de voz de pirata.
E, como uma última mentira de destaque, quando ele falou sobre sua primeira experiência em um circo durante a promoção de Água para Elefantes, em 2011. “Na primeira vez em que fui a um circo, alguém morreu. Um desses palhaços morreu. (...) Seu pequeno carro explodiu”, disse ele no Today Show. Ele está mentindo, não está?
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!