As adaptações de videogames estão prontas para se tornar os sucessos do futuro, com Hollywood percebendo o enorme potencial que elas têm em termos de público – e, principalmente, porque superaram o que parecia ser uma maldição de fiascos ao tentar adaptar clássicos dos games para o cinema no passado. Este é um sentimento que ficou para trás quando Uncharted: Fora do Mapa foi lançado em 2020, após anos de tentativas fracassadas.
Tom Holland assume o papel principal nessa adaptação dos aclamados e populares videogames de aventura da Sony, ao lado de Mark Wahlberg no elenco. Com uma nova abordagem da história original, o filme revisita alguns momentos famosos em uma expedição ao redor do mundo que agora pode ser transmitida no Prime Video.
Na história, Nathan Drake é um jovem órfão que, anos atrás, se despediu de seu irmão no orfanato e nunca mais o viu. Eles sempre sonharam com uma missão: conseguir o ouro perdido de Magalhães. No entanto, todos os cartões postais e promessas do irmão de voltar foram esquecidos.
Um dia, Nathan recebe a visita de Victor Sullivan, um homem misterioso com grande talento para roubar como ele, que lhe traz notícias de seu irmão. Desesperado para revê-lo, o jovem embarca em uma cruzada perigosa e imprudente pela Espanha e outros países ao redor do mundo para encontrar pistas suficientes que os levem ao ouro perdido de Magalhães e, ao longo do caminho, ao seu irmão.
O personagem Nathan Drake era muito mais velho nos jogos, portanto, houve muitas tentativas de fazer o filme com alguém mais velho. Nenhuma delas se concretizou, e acreditava-se que o longa-metragem era inviável. Mas, finalmente, surgiu a ideia do jovem Drake, o que abriu as portas para atores como Holland, já testado e aprovado pela Sony como um astro de sucesso nos filmes do Homem-Aranha.
Uncharted: Em busca do próprio legado
Ainda assim, não faltam pessoas que sentem falta de um Drake mais velho, talvez com o rosto de Wahlberg, que acaba interpretando seu mentor, mas que poderia ter se saído bem como protagonista. Holland não é exatamente incontestável, mas faz um trabalho consistente em um filme de aventura leve.
Há momentos de ação que convencerão muitos espectadores, mas, no geral, falta a habilidade e o senso de admiração que até mesmo um Indiana Jones de 80 anos conseguiu alcançar em seu último filme. Mas, é claro, nem todo mundo pode ser Indiana Jones e cativar o público com um legado inigualável. Uncharted poderá criar o seu próprio legado se tiver a sequência que muitos de seus criadores esperam.
Você pode assistir a Uncharted: Fora do Mapa no Prime Video.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!