Martin Scorsese trabalhou na produção de Gangues de Nova York por mais de 20 anos. Quando finalmente chegou a hora, no início dos anos 2000, é claro que tudo deveria estar perfeito. Havia apenas um problema: Scorsese queria Daniel Day-Lewis para o papel de Bill "The Butcher", o que acabou dando certo. No entanto, houve algumas dificuldades em conseguir que Day-Lewis participasse do filme. Porque ele havia se despedido da atuação naquela época.
Leonardo DiCaprio, que estrelou Gangues de Nova York, explicou em uma entrevista on-line com o Screen Actors Guild (via Daily Express) em 2014 como ele foi encarregado por Martin Scorsese de tirar Daniel Day-Lewis da aposentadoria. Seu primeiro encontro acabou sendo uma competição silenciosa:
SILÊNCIO CONSTRANGEDOR ENTRE DAY-LEWIS E DICAPRIO
"Fui até sua casa em Brownstone e bati na porta. Ele a abriu e perguntou: 'Vamos dar uma volta?' E eu disse: 'Ok'. Caminhamos pelo Central Park e, nos primeiros minutos, ele não disse nada para mim. Então pensei comigo mesmo: 'Ok, também não vou dizer nada. Então, caminhamos pelo parque em silêncio por cerca de dez minutos. Sentamos e começamos a falar sobre atuação. Eu lhe perguntei logo de cara: 'Há um papel de um gângster, um açougueiro que usa uma faca de açougueiro, cartola e bigode, em um filme de Martin Scorsese. Quem em sã consciência recusaria isso?"
Como DiCaprio explica na entrevista, Day-Lewis não ficou particularmente convencido depois de conhecê-lo. Naquela época, o agora três vezes vencedor do Oscar havia desistido de atuar e se dedicado às suas antigas paixões, a marcenaria e a fabricação de calçados. Diz-se que o fato de Day-Lewis finalmente ter participado de Gangues de Nova York se deveu a Tobey Maguire, como DiCaprio revelou:
"Fomos jantar juntos. Na verdade, foi Tobey Maguire quem disse a ele: 'Sabe, quando alguém tem um talento como você, é quase responsabilidade dele fazer isso e voltar à ativa'. Acho que ele discordou um pouco no início, mas no final, graças a Deus, ele disse sim".
Em 2017, Daniel Day-Lewis deixou de atuar novamente. Quem sabe quem vai tentar trazê-lo de volta na próxima vez?!
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Ouça OdeioCinema no Spotify ou em sua plataforma de áudio favorita, participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!