Minha conta
    “O melhor filme nunca feito”: Não conseguir realizar filme sobre Napoleão foi a maior frustração de Kubrick
    Giovanna Ribeiro
    Giovanna Ribeiro
    -Redatora e Crítica
    Aprendeu com Amélie Poulain a ir ao cinema sozinha às sextas e observar a reação do público. Mas, no fundo, queria mesmo era ser o Rocky Balboa.

    O cineasta responsável por 2001: Uma Odisséia no Espaço e Laranja Mecânica, não conseguiu finalizar um de seus projetos mais desejados.

    Napoleão, de Ridley Scott, acaba de chegar aos cinemas, mas nem de longe foi a primeira tentativa de adaptação da trajetória do Imperador Francês para as telas. Passando pelo clássico de 1927, dirigido por Abel Gance, até Désirée, o Amor de Napoleão, de 1954, com Marlon Brando na pele de Napoleão, são muitas as interpretações deste personagem historicamente tão relevante. Todavia, uma cinebiografia que infelizmente nunca viu a luz do dia foi o projeto do cineasta Stanley Kubrick.

    Considerada "a grande frustração de Stanley Kubrick", e também o que teria sido, segundo o próprio cineasta falecido em 1999, "o melhor filme de todos os tempos", o Napoleão de Kubrick foi abandonado no final dos anos 1960 pelos estúdios MGM devido, sobretudo, aos custos da produção.

    Napoleão: O que é verdadeiro e o que é ficção em épico histórico dirigido por Ridley Scott?

    A mítica história foi resgatada através do livro "Napoleon: The greatest movie never made" ("Napoleão: O melhor filme nunca feito"), lançado em 2011. Após lidar com essa grande decepção, Kubrick lançou diversas obras como Barry Lyndon, O Iluminado, além do longa De olhos bem fechados, o último de sua carreira.

    Apple TV+

    No Napoleão de Ridley Scott, acompanhamos as origens de Napoleão Bonaparte (vivido por Joaquin Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a imperador, através de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Vanessa Kirby). Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais e, ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera.

    Nunca saberemos, infelizmente, se o Napoleão de Stanley Kubrick seria, de fato, o melhor filme de todos os tempos. Todavia, despertando o fascínio de cineastas, historiadores e espectadores através das gerações, Napoleão, com certeza, ainda ganhará muitas versões de sua trajetória complexa.

    Napoleão já está em cartaz nos cinemas.

    Napoleão
    Napoleão
    Data de lançamento 23 de novembro de 2023 | 2h 38min
    Criador(es): Ridley Scott
    Com Joaquin Phoenix, Vanessa Kirby, Tahar Rahim
    Imprensa
    2,8
    Usuários
    3,4
    Adorocinema
    3,5
    Assista agora no Apple TV+

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top