Há cinco anos, quando soubemos que a Warner e a DC estariam expandindo seu malfadado – e agora reinventado – universo cinematográfico, incorporando o Besouro Azul ao seu catálogo de super-heróis, muitos de nós duvidaram do potencial do projeto. Porém, quando o estúdio anunciou que a aventura do guardião de Palmera City, que tinha lançamento previsto na HBO Max, acabaria chegando aos cinemas, as expectativas mudaram um pouco.
O salto do streaming para a telona gerou esperança para uma produção que, no final, acabou oferecendo muito mais do que o esperado. E Besouro Azul se destacou por seus próprios méritos como um dos grandes filmes de super-heróis de 2023, ao lado de sucessos de bilheteria como Guardiões da Galáxia Vol. 3, Homem-Aranha: Através do Aranhaverso e As Tartarugas Ninja: Caos Mutante.
Os segredos para o sucesso do longa-metragem nada mais são do que, por um lado, o bom trabalho do diretor Angel Manuel Soto em termos de planejamento e encenação, ao qual se somam alguns efeitos visuais excepcionalmente solventes e uma direção de fotografia bem acima da média – cortesia de Pawel Pogorzelski, que continua a afirmar-se como um dos grandes DOPs do momento.
Mas nem tudo nessa vida é uma questão de forma, e se essa obra da DC conseguiu roubar os corações de mais de um de nós, foi por causa de seu tom leve e autoconsciente, e seu equilíbrio entre comédia e ação.
Uma fórmula que, sem ser revolucionária nem subverter o subgênero de forma alguma, consegue cativar sem muito esforço graças ao fantástico trabalho de um elenco liderado por Xolo Maridueña como o herói do título. E, claro, não podemos esquecer de citar a atuação de Bruna Marquezine no papel de Jenny Kord.
Se somarmos a tudo isso a grande pretensão de ser a primeira pedra do próximo Universo DC de James Gunn e Peter Safran, que garantiram que o Besouro é o primeiro super-herói do novo palco cinematográfico da Distinta Competição, pouco mais pode ser pedido de um título que chegou sem muito alarde e acabou clamado por uma sequência que, a julgar pelos resultados de bilheteria, não parece muito provável.
Seja como for, não há dúvida de que Besouro Azul merece nossa atenção e, se você ainda não conseguiu, pode assisti-lo agora no catálogo da HBO Max.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!