Gladiador se consagrou como um dos maiores clássicos dos anos 2000 e, até hoje, segue com um dos filmes mais bem avaliados do diretor Ridley Scott - mente por trás de sucessos como Alien, Blade Runner e Napoleão, prestes a chegar aos cinemas. Mais de 20 anos depois, a continuação do filme foi finalmente anunciada, com Paul Mescal como protagonista.
A produção é repleta de cenas marcantes - não à toa, recebeu indicações ao Oscar em categorias como Melhor Fotografia e Melhor Edição -, mas um dos momentos mais impactantes e poéticos de Gladiador sequer estava no roteiro: foi completamente improvisado por Ridley.
Trata-se dos flashes que mostram Maximus (Russell Crowe) caminhando por um campo de trigo. No fim do filme, como você deve se lembrar, descobrimos que a paisagem é vista pelo gladiador na vida após a morte, onde ele encontra sua esposa e filho.
Em entrevista ao The New Yorker, Scott revelou que a grande inspiração para filmar a cena veio após presenciar Crowe caminhando espontaneamente pelo campo enquanto fumava um cigarro.
Ridley Scott afirma que entendemos mal o final de Gladiador e o personagem de Joaquin Phoenix: "Ambos são vítimas"Vale lembrar que o ator quase recusou o papel, chegando a revelar em entrevista à Vanity Fair que “o roteiro era um verdadeiro lixo. Havia cenas estranhas [que] não seriam bem aceitas pelo público moderno. Eles diriam: ‘Que diabos é isso?’ Pensei: talvez seja melhor pegar um avião e sair daqui. Mas minhas conversas com Ridley Scott me tranquilizaram.”
Gladiador está disponível na Netflix, no Prime Video, Star+ e Globoplay.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!