Desde seu primeiro longa-metragem, Horus: O Príncipe do Sol, realizado em 1968, Hayao Miyazaki nunca deixou de nos surpreender com suas obras mágicas e poéticas. Meu Amigo Totoro a Princesa Mononoke, O Serviço de Entregas da Kiki, Porco Rosso e A Viagem de Chihiro, o diretor japonês deixou sua marca na sétima arte.
Em 8 de dezembro, o diretor de 82 anos nos presenteará com sua mais recente obra-prima, O Menino e a Garça. Não temos dúvida que o novo longa será bem recebido pelos fãs de seu trabalho por aqui, visto que em países onde a estreia já ocorreu a recepção tem sido calorosa.
De acordo com os usuários do Letterboxd, Princesa Monoke e A Viagem de Chiriro são os melhores filmes de Miyazaki. O primeiro, lançado em 1997, é um afresco fenomenal ambientado no Japão do século XV.
DUAS OBRAS-PRIMAS
Antes protegida por animais gigantes, a floresta está sendo despovoada pelo homem. Ferido por um javali enlouquecido por demônios, o jovem guerreiro Ashitaka deixa sua família e parte em busca do deus do chifre, o único que pode desfazer o feitiço que gangrenou seu braço.
Em sua jornada, Ashitaka conhece Dame Eboshi, chefe de uma comunidade de ferreiros, que precisa se defender daqueles que a acusam de destruir a floresta para abastecer suas forjas. Entre seus piores inimigos está San, uma jovem selvagem criada por lobos, também conhecida como Princesa Mononoké, a princesa dos espectros. O filme tem uma média de 4,4 entre os usuários.
"Quando Hayao Miyazaki encontra Akira Kurosawa, o resultado é Princess Mononoké, uma obra-prima poética e espetacular, provando que o mundo da animação não é apenas para os mais jovens, mas também para os mais velhos, e que é cinema de verdade".
"Magnífico! O que importa é a sutileza dos personagens e a beleza dos desenhos. O roteiro pode parecer banal no início, mas acaba sendo rico e profundo. Um dos melhores filmes do diretor, com um histórico comprovado".
Quanto a Chihiro, ele nos apresenta à personagem Chihiro, uma garota de 10 anos. Ela está a caminho de sua nova casa com seus pais. No caminho, a família faz uma parada em um parque temático que parece um pouco degradado. Durante a visita, os pais param em um dos prédios para provar uma comida muito apetitosa, que apareceu como num passe de mágica.
Infelizmente, a comida os transforma em porcos. Em pânico, Chihiro foge e se vê sozinha nesse mundo fantasmagórico, onde conhece o enigmático Haku, seu único aliado nessa terrível provação. Ao mesmo tempo encantador e um pesadelo, esse longa-metragem é o melhor avaliado pela comunidade do Letterboxd, com uma média de 4,5 de 5 estrelas.
"Uma obra-prima absoluta da animação, um esplendor visual aliado a uma reflexão exemplar sobre a vida adulta. Menos complexo que Princesa Mononoke, A Viagem de Chihiro é, no entanto, um trabalho sublime de grande maturidade. Cada imagem é uma carícia para a alma, um prazer para os olhos, e cada tomada beira a perfeição".
A nível de curiosidade, entre os espectadores do AdoroCinema, esses são os três filmes essenciais do diretor:
- A Viagem de Chihiro - 4,6
- O Castelo Animado - 4,4
- Princesa Mononoke - 4,3
Agora você já sabe o que precisa fazer se ainda não assistiu as obras-primas do mestre Miyazaki! Enquanto isso, O Menino e a Garça tem previsão de estreia no Brasil para 8 de dezembro.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!