O mais novo épico histórico comandado por Ridley Scott chega em breve aos cinemas. Napoleão, estrelado por Joaquin Phoenix, explora a vida de um dos indivíduos mais conhecidos da história. No entanto, a Imperatriz Josephine, esposa do conquistador francês, também exerce grande protagonismo na trama. Interpretada por Vanessa Kirby (The Crown), não é a primeira vez que esta personalidade histórica é adaptada para as telas.
Era no calor da batalha que a mente talentosa de Napoleão como estrategista militar brilhava mais. Vindo do nada para governar tudo, ao mesmo tempo ele travava uma outra guerra: uma cruzada romântica com sua esposa adúltera. Conquistando o mundo para tentar conquistar o amor dela, quando não consegue, ele tenta destruí-la - e destrói a si mesmo no processo.
A verdadeira Josephine
Nascida em 1763, Marie Joséphe Rose Tascher de La Pagerie pertencia à nobreza francesa. No entanto, sua família enfrentou grande desespero financeiro. E aos 16 anos, ela casou-se com Alexandre de Beauharnais, Visconde de Beauharnais. O casal teve dois filhos, todavia, o casamento foi tudo menos feliz.
Após o divórcio, Josephine conheceu Napoleão - sete anos mais novo - e os dois acabaram se apaixonando. Eles se casaram no ano seguinte, em 1796. Em 1804, assim que Napoleão foi coroado Imperador da França, Josephine passou a ser reconhecida como a Imperatriz da França.
“É como escalar uma montanha”: Napoleão, novo filme com Joaquin Phoenix, exigiu esforço “gigantesco” de seus realizadoresJosephine também era conhecida por seu gosto extravagante, quer se tratasse de sapatos, roupas ou joias - e até mesmo animais exóticos como cangurus, macacos e zebras. Segundo a biografia de 1963 de Ernest John Knapto, a Imperatriz acumulou uma enorme coleção de 520 pares de sapatos, 673 vestidos de veludo ou cetim, 980 pares de luvas e 252 chapéus.
Após traições, brigas e a incapacidade do casal conceber um herdeiro, os dois anularam o casamento em 1810. Em 1814, a Imperatriz morreu de pneumonia. Napoleão teria ficado com o coração partido com a notícia. Na época, ele teria se trancado em seu quarto por dias. No ano seguinte, as Guerras Napoleônicas terminariam e Napoleão morre em seu exílio em 1821.
Napoleão chega aos cinemas brasileiros em 23 de novembro de 2023.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!