Até mesmo os fãs mais fervorosos de cinema podem se surpreender com o fato de que O Soldado que Não Existiu foi lançado em 2022. Embora estrelas como o vencedor do Oscar Colin Firth (O Discurso do Rei) e Matthew Macfadyen, de Succession, estivessem envolvidas, quase ninguém tinha esse elegante filme de guerra de John Madden (Shakespeare Apaixonado) em seu radar. No Brasil, você só pode assistir a O Soldado que Não Existiu na Netflix.
QUAL A TRAMA DE O SOLDADO QUE NÃO EXISTIU?
O ano é 1943: os Aliados querem reconquistar o continente europeu dos nazistas. O ponto de partida deve ser a Sicília. Mas, para poder desembarcar lá com sucesso com suas próprias tropas, seria vantajoso se os alemães transferissem a maioria de suas unidades estacionadas lá primeiro. Em outras palavras, os generais alemães teriam que ser levados a acreditar que o ataque dos Aliados não era iminente na Sicília.
O tenente Charles Cholmondeley (Matthew Macfadyen) já tem uma ideia para isso: um cadáver com planos de guerra falsos que apontam para uma invasão longe da Sicília deve ser lançado sobre a França. Se os alemães encontrassem o corpo, acreditariam que os documentos confidenciais haviam chegado a eles por acaso. Mas a proposta é inicialmente rejeitada. Até que, alguns meses depois, o oficial de inteligência da Marinha Ewen Montagu (Colin Firth) e sua equipe decidem colocá-la em prática...
UM OLHO PARA OS DETALHES
Operation Mincemeat - título original - não é um filme revolucionário, mas competente. Um drama de espionagem de bom gosto que merece três estrelas fortes, no mínimo - sendo que a descrição de bom gosto deve ser entendida aqui tanto como elogio quanto como crítica.
A grande força da direção de John Madden é envolver o público na complexa organização do plano e concentrar a atenção na importância de detalhes que, na verdade, são insignificantes. Sempre que tudo tem que ser meticulosamente estruturado, mesmo que as chances de sucesso - também devido a toda a imprevisibilidade que simplesmente não pode ser calculada - sejam próximas de zero, O Soldado que Não Existiu pode ser bastante cativante.
Além de vários momentos realmente emocionantes, O Soldado que Não Existiu também tem alguns problemas. Há uma narração fraca feita por Johnny Flynn (que interpreta o criador de Bond, Ian Fleming, que realmente estava lá na época), bem como um triângulo amoroso supérfluo entre Firth, Macfadyen e Kelly Macdonald (Boardwalk Empire), que pode ser vista aqui no papel de Jean Leslie. Sempre que o filme se afasta de sua história real, O Soldado que Não Existiu é, infelizmente, escorregadio e muito comportado.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!