Pipoca, bebida e sofá confortável Estes é o combo perfeito para curtir um filme ou uma boa maratona de séries em casa, mas é importante não se esquecer também de encontrar a melhor qualidade possível para a sua televisão. Nós já demos aqui algumas dicas para escolher o tamanho ideal para a sua casa e, agora, vamos falar sobre como calibrar a imagem para ter a melhor imersão nas suas atrações favoritas.
Quase todos os televisores mais modernos já vêm com uma boa calibração de fábrica, mas se você costuma consumir um tipo de conteúdo muito específico ou quer aproveitar ao máximo as funcionalidades que seu aparelho pode oferecer, vale ficar de olho em algumas recomendações que, claro, podem variar de um modelo para outro – mas que também têm várias semelhanças.
E que tipo de coisas você pode mudar com a calibração? Às vezes são apenas detalhes, mas há também coisas muito perceptíveis: por exemplo, você pode notar que a cor preta não aparece com tanta profundidade ou o que o brilho parece muito opaco.
Isso acontece porque os fabricantes costumam calibrar os aparelhos em ambientes muito específicos e as condições de iluminação do ambiente onde está a sua televisão podem ser completamente diferentes – assim como a distância e o ângulo em que você olha para ela.
Como calibrar a televisão
Para começar a calibração, o site Xataka, parceiro do AdoroCinema, indica mexer em cinco aspectos: Brilho (quantidade de luz emitida pela TV); Contraste (nível de branco da imagem e o brilho geral); Temperatura de cor (tom das cores); Saturação (intensidade das cores); e Nitidez (nível de detalhe nas imagens - se estiver baixo, a imagem pode ficar desfocada e, se estiver alto, pode aparecer ruído).
Portanto, você precisa acessar as configurações no painel de controle da sua televisão e em seguida utilizar alguma ferramenta de gráfico de ajuste, como o teste de monitor EIZO. Depois, o ideal é que você conecte seu notebook na televisão para espelhar a imagem dele na TV – assim, conseguirá ver as diferenças entre as duas telas.
Melhor calibração para assistir televisão
Para assistir aos canais abertos, comece inserindo a escala de cinza e ajustando o brilho da sua TV: primeiro, diminua o brilho para o mínimo e depois aumente-o até conseguir ver claramente as diferentes faixas da escala de cinza. Este deve ser o ponto ideal.
Também ajustaremos o contraste usando a mesma escala de cinza. Para isso, coloque o contraste no máximo e depois diminua até conseguir ver claramente as transições entre os tons - este é o ponto ideal
Nas configurações de temperatura de cor, normalmente, você pode escolher entre neutro, frio e quente. Para os canais abertos, o mais indicado é o tom neutro. Se sua televisão mostra essas opções em graus Kelvin, escolha em torno de 6500. Em Celsius, por volta de 6220.
A calibração da cor vai depender mais do seu gosto. Com a ferramenta de ajustar na tela, mexa até perceber claramente as cores no gradiente do gráfico de ajuste. Para ajustar a saturação, é aconselhável abrir a foto de uma pessoa de verdade na tela e olhar a pele, procurando pelo mais realista possível.
Para calibrar a nitidez, você deve usar o gráfico de configurações com texto. Aqui, mexa na nitidez para que as letras sejam vistas claramente e não fiquem borradas ou apareçam ruídos.
Calibração especial para filmes
Para assistir a filmes na melhor qualidade possível, o ideal é alterar a temperatura da cor para quente (em vez do tom neutro normal da televisão), que pode permitir uma imersão mais realista nas imagens.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!