O Festival Varilux de Cinema Francês 2023 já está a todo vapor em mais de 60 cidades e cerca de uma centena de cinemas de todo o Brasil. Ao todo, a seleção deste ano conta com 20 filmes recentes e inéditos no Brasil, incluindo a Palma de Ouro em Cannes Anatomia de uma Queda, o último filme de Cédric Kahn, Making Of, o filme Culpa e Desejo de Catherine Breillat, e a segunda parte da saga de Os Três Mosqueteiros.
Entre os projetos exibidos nesta edição, que vai até 22 de novembro, o público terá exibições do longa Orlando, Minha Biografia Política, dirigido por Paul B. Preciado com seu primeiro projeto em longa-metragem.
Festival Varilux 2023 terá filme vencedor da Palma de Ouro em Cannes; confira outros longas da programaçãoVencedor da categoria de Melhor Documentário do Prêmio Félix, honraria do Festival do Rio que destaca narrativas LGBTQIAPN+ no audiovisual, o filme conta com Frédéric Pierrot, Virginie Despentes, Emma Avena e Amir Baylly.
Adaptação de uma das obras mais conceituadas da escritora inglesa Virginia Woolf, “Orlando”, o projeto encontra o realizador, Paul B. Preciado, ao dirigir uma carta à escritora e dizer que a sua personagem Orlando tornou-se real.
Preciado convocou um teste de elenco com 25 pessoas diferentes, todas trans e não binárias, para interpretar a personagem fictícia de Virginia Woolf, enquanto narram as suas próprias vidas. O filme reúne ainda uma série de imagens de arquivo sobre pessoas trans de meados do século XX que evocam os verdadeiros Orlandos históricos na sua luta pelo reconhecimento e visibilidade.
Premiado, o longa recebeu interessantes críticas da mídia especializada. “Aos 50 anos, o homem que defende o antirracismo e o feminismo radical é um dos filósofos mais influentes do momento”, disse a review do Le Monde.
"A superestrela não existe mais": Série sobre Brigitte Bardot traduz legado do ícone do cinema francês com atriz revelação (Entrevista Exclusiva)Para o Les Inrock, “[…] o primeiro filme do filósofo Paul B. Preciado é uma maravilha de inteligência, insurreição, humor e gentileza ao mesmo tempo", em referência à estreia do diretor. Quanto ao Los Angeles Times, há um artigo que elogia a “multiplicidade de vozes (…) falando diretamente para a câmera em um fluxo inabalável de testemunhos complexos e sinceros”.
Presente na programação do evento até o seu encerramento, em 22 de novembro, Orlando, Minha Biografia Política é, sem sombra de dúvidas, uma experiência imperdível no Festival Varilux de Cinema Francês 2023.