Carga Explosiva, Os Mercenários, Velozes e Furiosos... A lista de franquias com Jason Statham é longa. O ator de 56 anos se tornou um dos principais nomes do cinema de ação e, com Velozes e Furiosos 10 e Megatubarão 2, ele tem dois sucessos em seu nome somente neste ano. Mas Statham originalmente não queria ser ator - ele queria ser dublê.
Agora ele se tornou um pouco dos dois: embora Statham - que foi membro da equipe nacional britânica de mergulho por 12 anos e é especialista em kickboxing e caratê - não atue nos bastidores, mas seja uma estrela na frente das câmeras, ele é conhecido por realizar a maioria de suas próprias acrobacias.
No entanto, ele não esqueceu a enorme conquista que está por trás do trabalho dos dublês: afinal, eles às vezes arriscam suas vidas para que a verdadeira estrela possa brilhar na tela. Em entrevista à Vanity Fair, Jason lamentou o que ele acredita ser a falta de reconhecimento dos dublês - e ele já tem uma ideia de como isso pode mudar.
JASON STATHAM QUER OSCAR PARA DUBLÊS
O coordenador de dublês, Jack Gill (Bad Boys 2, Agente Oculto) foi o primeiro a defender publicamente que os dublês conseguissem sua própria categoria no Oscar - para finalmente trazê-los das sombras para os holofotes. Uma exigência com a qual Statham concorda. “É uma área esquecida”, disse a estrela de Adrenalina.
“Quero dizer, todos os dublês – eles são os heróis anônimos do cinema. Ninguém realmente lhes dá crédito. Eles arriscam a cabeça", disse. No final, alguns “atores vistosos” colheriam toda a glória ao fazer o público acreditar que eles próprios haviam se aventurado em situações perigosas.
Um acidente no set de Velozes e Furiosos 9 ilustra bem o quão perigoso é realmente o trabalho de um dublê: Joe Watts caiu de uma altura de mais de seis metros em um chão de concreto e sofreu um grave ferimento na cabeça. Foi pura sorte que o incidente não tenha sido fatal – as consequências ainda permanecerão com Watts pelo resto da vida.
Ele processou os produtores do filme pedindo mais de 1,2 milhão de dólares em indenização, depois que ficou claro que ele não seria mais capaz de exercer seu trabalho no futuro devido a “lesões que mudaram sua vida”.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!