Stanley Kubrick pode até não ter a bênção de Stephen King em sua adaptação para os cinemas, mas o diretor entregou, para sempre, uma das maiores referências do gênero terror para a sétima arte: O Iluminado. Estrelado por Jack Nicholson e Shelley Duvall, a execução da direção e a ambientação do Hotel Overlook certamente não sairão nunca mais do imaginário de nenhum fã de terror.
E apesar de Kubrick ter criado uma referência para diversas outras gerações de cineastas, ele também não escapou de ser influenciado por um clássico terror da década de 20 para criar uma das cenas mais aterrorizantes do filme, conhecida como "Here's Johnny!", momento em que o personagem Jack persegue Wendy, sua esposa.
O filme em questão refere-se a A Carruagem Fantasma, obra do diretor sueco Victor Sjöström, lançada no ano de 1921. Com alguns frames lado a lado, é possível até mesmo comparar as semelhanças entre essas duas sequências.
Além disso, o produtor Jan Harlan, ex-cunhado de Kubrick, já havia compartilhado esse mesmo filme na lista dos 93 filmes favoritos do lendário diretor, então não é muito difícil aceitar que até mesmo Kubrick tenha seus ídolos para referenciar.
Qual é o enredo de A Carruagem Fantasma?
O filme segue a história do embragado David Holm (Victor Sjöström) que, à meia-noite na véspera de Ano Novo, conta aos seus companheiros que a última pessoa a morrer a cada Ano Novo, à meia-noite, será amaldiçoada a dirigir a carruagem da morte, coletando as almas dos condenados.
David só não esperava ser o último a morrer e ter que carregar esse fardo durante um longo ano. A Carruagem Fantasma é baseada no romance de Selma Lagerlö, "Thy Soul Shall Bear Witness!", lançado em 1912.
Paralelo entre as duas obras
A escolha de Kubrick certamente não seria por acaso. A cena em que se inspirou para recriar em O Iluminado apresenta uma sequência muito parecida em diálogos e na tensão existente entre a carga emocional dos dois protagonistas. Ambos os filmes abordam temas semelhantes como alcoolismo, paternidade e moralidade.
Muitas das ações do protagonista David (Victor Sjöström) decorrem de sua embriaguez, resultando tanto em sua prisão quanto na de seu irmão, e em uma separação desagradável de sua esposa Anna.
Esse rompimento e sua tentativa de reconciliação com a esposa chegam às ações terríveis de David, rendendo a icônica cena na qual, em um momento de surto, ele se dirige à porta do quarto de seus filhos com um machado, apesar da resistência de Anna.
É neste momento que as expressões faciais de David se tornam progressivamente mais embriagadas e sinistras de maneira semelhante às de Jack em conversa com Wendy (Shelley Duvall) antes de subirem as escadas do silencioso Hotel Overlook.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!