Minha conta
    “Era como ser enterrado vivo”: Foi um sucesso de bilheteria, mas as filmagens deste filme de ficção científica levaram Tim Burton a recusar uma sequência
    Rafael Felizardo
    Rafael Felizardo
    -Redator | Crítico
    Sonhador desde pequeno e apaixonado por cinema de A a Z, encontrou em David Lynch um modo de sonhar acordado.

    Um clássico de Burton sofreu com complicados bastidores.

    É sabido que o sucesso de bilheteria de uma produção nem sempre garante a continuidade de uma saga. Uma recepção terrível por parte da crítica pode ser um sinal de que a máquina deu tudo o que podia - e sem dúvida esse foi o caso de Tim Burton em sua tentativa de resgatar um clássico da ficção científica.

    Se o remake de Planeta dos Macacos (2001) hoje encontra-se esquecido, na época em que foi lançado, era um grande fenômeno comercial. Para se ter ideia, a Fox arrecadou com ele 362,2 milhões de dólares em todo o mundo, estando disposta a dar vida a uma sequência. Burton, entretanto, rejeitou a possibilidade, afirmando que preferia "pular pela janela". As críticas negativas foram um sinal de que o cineasta não acertou em cheio na trama, além de precisar lidar com bastidores lotados de frustração.

    "Isso te afeta pelo resto da vida": Tim Burton relembra projeto descartado com Superman de Nicolas Cage

    FANTASIAS CAUSARAM PROBLEMAS NOS BASTIDORES

    20th Century Fox

    Embora o trabalho de maquiagem para transformar os atores em macacos tenha sido muito aplaudido na época, ele também foi causa de diversos infortúnios durante as filmagens. As próteses eram tão grossas que os usuários não conseguiam se comunicar adequadamente, além de causar coceiras e gerar um grande calor.

    Segundo os astros, para comer, eles tinham que usar uma proteção para não sujar a maquiagem do rosto. Até ir ao banheiro se tornou uma odisseia, necessitando tirar toda a fantasia. Notícias dão conta de que os envolvidos evitavam ao máximo aliviar suas funções corporais.

    Lisa Marie Presley, uma das atrizes do filme, comparou o uso das máscaras a “estar embaixo d'água”, enquanto Burton afirmou de forma menos gentil: “Era como ser enterrado vivo”.

    Vale ressaltar que a experiência não foi frustrante apenas para os intérpretes. Muitos dos diálogos do longa tiveram que ser regravados por conta do abafamento da voz gerado pelas máscaras, tornando a pós-produção amplamente mais complexa.

    Para quem quiser conferir o resultado com os próprios olhos, Planeta dos Macacos (2001) está disponível no Star+.

    Planeta dos Macacos
    Planeta dos Macacos
    Data de lançamento 3 de agosto de 2001 | 2h 00min
    Criador(es): Tim Burton
    Com Mark Wahlberg, Tim Roth, Helena Bonham Carter
    Usuários
    3,9
    Assista agora no Disney +

    *Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top