Minha conta
    Você não percebeu, mas esta obra-prima de Martin Scorsese segue um padrão muito específico e há uma razão por trás disso
    Eduardo Silva
    Eduardo Silva
    -Redator
    Jornalista que ama filmes sobre distopias e animes de battle royale. Está sempre assistindo alguma sitcom e poderia passar horas falando sobre Yu Yu Hakusho e Jogos Vorazes.

    O diretor analisou vários filmes para encontrar a maneira perfeita de contar a história do filme Taxi Driver.

    São poucos os diretores que servem tão bem para explicar o papel que um cineasta desempenha em um filme quanto Martin Scoresese. Seus filmes têm uma incrível clareza de direção, uma vontade muito marcada na forma como usam a câmera, e qualquer cena de sua filmografia pode ser usada para detalhar o que ele está fazendo, deixando claro o porquê. Filmes como Taxi Driver - Motorista de Táxi estão repletos de cenas assim.

    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Taxi Driver - Motorista de Táxi
    Criador(es): Martin Scorsese
    Com Robert De Niro, Jodie Foster, Harvey Keitel
    Data de lançamento 22 de março de 1976
    Assista agora em Looke

    Sua lucidez nas filmagens é marcada por sua intensa cinefilia, que mistura um entusiasmo bárbaro pela arte cinematográfica com o conhecimento de sua história. Como ele explica no livro Scorsese on Scorsese, vários filmes de todos os tipos serviram como referência visual para mostrar a complexa psicologia do personagem de Robert De Niro, Travis Bickle. De todos eles, o diretor extraiu um padrão visual muito claro que explica sua percepção do mundo.

    “Analisamos O Homem Errado, de Hitchcock, pelos movimentos de Henry Fonda entrando no escritório da seguradora e pelas mudanças de ponto de vista das pessoas atrás do balcão. Esse era o tipo de paranoia que eu queria empregar.”

    Outros filmes importantes foram Salvatore Giuliano, cuja fotografia em preto-e-branco era o que Scorsese queria reproduzir em cores, e o documentário A Bigger Splash, que usa o enquadramento frontal. “Toda sequência começa com um plano como este, de modo que antes de qualquer movimento, você é apresentado a uma imagem como uma pintura.”

    D.R.

    Taxi Driver: Um filme cheio de cinema

    O ar pictórico buscado por Taxi Driver também veio de um filme, mas de gênero diferente, o faroeste. Rastros de Ódio foi uma referência importante tanto para ele quanto para o roteirista Paul Schrader, tendo o personagem de John Wayne servindo de base para a formação de Travis Bickle.

    “Ele não pertence a lugar nenhum, já que acabou de lutar em uma guerra na qual acreditava e perdeu, mas tem um grande amor dentro de si que foi selado.”

    Outro filme importante que ele cita é Pickpocket, um clássico francês pelo qual Schrader é obcecado, embora Scorsese o considere um pouco mais difícil de assistir. Mesmo assim, ele tirou ideias desse filme que colocou em sua obra-prima: “Há uma sequência maravilhosa dos batedores de carteira puxando as carteiras com as mãos, muitos movimentos para dentro e para fora, e o mesmo acontece com Travis, sozinho na sala, praticando com suas armas”.

    Como você pode ver, há muito cinema em Taxi Driver e uma longa tradição de personagens que parecem viver em pinturas.

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top