São poucos os diretores que servem tão bem para explicar o papel que um cineasta desempenha em um filme quanto Martin Scoresese. Seus filmes têm uma incrível clareza de direção, uma vontade muito marcada na forma como usam a câmera, e qualquer cena de sua filmografia pode ser usada para detalhar o que ele está fazendo, deixando claro o porquê. Filmes como Taxi Driver - Motorista de Táxi estão repletos de cenas assim.
Sua lucidez nas filmagens é marcada por sua intensa cinefilia, que mistura um entusiasmo bárbaro pela arte cinematográfica com o conhecimento de sua história. Como ele explica no livro Scorsese on Scorsese, vários filmes de todos os tipos serviram como referência visual para mostrar a complexa psicologia do personagem de Robert De Niro, Travis Bickle. De todos eles, o diretor extraiu um padrão visual muito claro que explica sua percepção do mundo.
“Analisamos O Homem Errado, de Hitchcock, pelos movimentos de Henry Fonda entrando no escritório da seguradora e pelas mudanças de ponto de vista das pessoas atrás do balcão. Esse era o tipo de paranoia que eu queria empregar.”
Outros filmes importantes foram Salvatore Giuliano, cuja fotografia em preto-e-branco era o que Scorsese queria reproduzir em cores, e o documentário A Bigger Splash, que usa o enquadramento frontal. “Toda sequência começa com um plano como este, de modo que antes de qualquer movimento, você é apresentado a uma imagem como uma pintura.”
Taxi Driver: Um filme cheio de cinema
O ar pictórico buscado por Taxi Driver também veio de um filme, mas de gênero diferente, o faroeste. Rastros de Ódio foi uma referência importante tanto para ele quanto para o roteirista Paul Schrader, tendo o personagem de John Wayne servindo de base para a formação de Travis Bickle.
“Ele não pertence a lugar nenhum, já que acabou de lutar em uma guerra na qual acreditava e perdeu, mas tem um grande amor dentro de si que foi selado.”
Outro filme importante que ele cita é Pickpocket, um clássico francês pelo qual Schrader é obcecado, embora Scorsese o considere um pouco mais difícil de assistir. Mesmo assim, ele tirou ideias desse filme que colocou em sua obra-prima: “Há uma sequência maravilhosa dos batedores de carteira puxando as carteiras com as mãos, muitos movimentos para dentro e para fora, e o mesmo acontece com Travis, sozinho na sala, praticando com suas armas”.
Como você pode ver, há muito cinema em Taxi Driver e uma longa tradição de personagens que parecem viver em pinturas.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!