O Diário da Princesa foi um marco na comédia adolescente dos anos 2000, como quase tudo o que a Disney ousava lançar nas telonas. O filme é estrelado por Anne Hathaway, que deu vida à Mia, uma garota de 15 anos que vê sua vida pacata e comum mudar ao descobrir que é princesa de um pequeno país europeu chamado Genovia.
Após receber a notícia, sua avó recém-descoberta (Julie Andrews) a visita e passa a lhe dar aulas de etiqueta, ensinando-a como se deve portar uma princesa. Mas, quando a data de seu aniversário se aproxima, ela precisa definir que caminho pretende tomar em sua vida: tornar-se uma princesa e se mudar para Genovia ou permanecer em Manhattan morando com sua mãe.
Uma dúvida comum para quem assistiu ao filme de Garry Marshall (Uma Linda Mulher) é se Genovia existe de fato. Infelizmente, o país não consta em nenhum mapa no mundo real, mas sua estética tem influências de lugares que existem de verdade.
O diretor do filme afirmou que o país está "provavelmente em algum lugar entre a Espanha e a Itália" e um pouco disso pode ser visto em O Diário da Princesa 2, sequência do grande sucesso.
Apesar da referência dada pelo cineasta, a continuação de O Diário da Princesa não foi filmada na Europa, mas no sul da Califórnia, nos Estados Unidos, com partes importantes do filme filmadas no Golden Oak Ranch, da Disney.
Para criar Genovia, Garry Marshall pediu ideias ao elenco. Em entrevista à Hollywood Teen TV em 2012, Julie Andrews contou um pouco sobre a construção do lugar. "Bem, Garry me disse: 'Estamos inventando este país maravilhoso: Genovia. Onde fica? Por que eles são famosos?'"
Após refletir, a atriz sugeriu que o país fosse famoso pela produção de tecidos de renda e peras deliciosas — e, depois de dar a ideia, Julie Andrews se deparou com um set salpicado com tais referências, como tapetes de renda e estátuas de pera.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!