Minha conta
    "Não havia razão para continuar dirigindo": Esta obra-prima do cinema quase fez Steven Spielberg encerrar sua carreira
    Bruno Botelho dos Santos
    Bruno Botelho dos Santos
    -Redator | crítico
    Bruno é redator e crítico do AdoroCinema, que divide seu tempo na cultura pop entre tomar susto com os mais diversos filmes de terror, assistir os clássicos do cinema ou os grandes blockbusters e enaltecer o trabalho de David Lynch e Stanley Kubrick.

    Antes de ter sua grande chance com Tubarão, Steven Spielberg estava pensando seriamente em desistir do cinema. Um clássico foi o culpado...

    Até uma lenda como Steven Spielberg começou pequena: Antes de levar o primeiro blockbuster ao cinema com Tubarão (1975), o diretor era, apesar de sucessos individuais como Encurralado (1971), nada mais que um jovem talentoso.

    Mesmo recebendo desde cedo muito apoio para seu trabalho, ele também carregava consigo muitas inseguranças. Um filme até intimidou Steven Spielberg a tal ponto que ele considerou desistir de sua carreira antes mesmo de ela começar...

    Mas qual filme é tão bom que quase fez o público ficar sem obras-primas como E.T. - O Extraterrestre, Indiana Jones, Jurassic Park ou A Lista de Schindler na história do cinema?

    De acordo com a comunidade do AdoroCinema, o melhor filme de todos os tempos é O Poderoso Chefão, que Francis Ford Coppola fez em 1972 e ainda é considerado uma obra-prima inovadora não apenas do gênero filme de máfia, mas do cinema em geral.

    O Poderoso Chefão
    O Poderoso Chefão
    Data de lançamento 24 de março de 1972 | 2h 55min
    Criador(es): Francis Ford Coppola
    Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan
    Usuários
    4,8
    Assista agora em Telecine

    Steven Spielberg ficou tão impressionado com o trabalho de seu amigo e companheiro que não apenas questionou suas próprias habilidades, mas até considerou brevemente desistir de fazer filmes pensando se algum dia ele seria capaz de criar algo igual na carreira.

    Em um DVD bônus da versão restaurada de O Poderoso Chefão, Spielberg elaborou o que ver o filme marcante de Coppola pela primeira vez fez com ele (via Collider): "Fiquei impressionado com a história e seu efeito sobre mim, completamente sobrecarregado e também senti que talvez eu devesse parar. Não havia razão para continuar dirigindo porque eu nunca ganharia confiança suficiente em minhas habilidades para contar uma história da maneira que acabei de vivenciar. De certa forma, isso abalou minha confiança".

    Felizmente, Spielberg se recuperou do choque que O Poderoso Chefão lhe causou – ao mesmo tempo que resistiu à tentação de imitar Coppola. Em vez disso, desenvolveu seu próprio estilo único que o tornou um dos maiores diretores de todos. Mesmo pessoas que não entendem muito de cinema sabem seu nome e muito provavelmente conhecem pelo menos um filme de sua filmografia. Qual outro cineasta pode dizer isso?

    Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

    facebook Tweet
    Links relacionados
    Back to Top