ATENÇÃO: ESSE TEXTO CONTÉM SPOILERS DE PRISCILLA
Priscilla, o mais novo filme de Sofia Coppola (Encontros e Desencontros), chega em breve aos cinemas brasileiros, após sua Première na América Latina, em prestigiada noite de encerramento do Festival do Rio 2023. Estrelado por Cailee Spaeny (na pele de Priscilla) e Jacob Elordi (como Elvis Presley), o longa-metragem foi inspirado no livro de memórias de Priscilla Presley, “Elvis and Me”, de 1985, que foi um best-seller instantâneo.
Naturalmente, a diretora buscou nas páginas do livro e na própria Priscilla, inspiração para a obra. Todavia, nem tudo adaptado para a tela condiz perfeitamente com as memórias da ex-esposa do Rei do Rock. A Variety passou a limpo, tudo aquilo que é verídico e aquilo que podemos atribuir a uma liberdade criativa dos realizadores do longa.
“Os fãs de Elvis não vão gostar”: Por que o filme sobre a vida de Priscilla Presley pode irritar fãs do cantor?Os fatos, segundo Priscilla Presley
Priscilla dormiu por dois dias após Elvis lhe dar um comprimido. Ela caiu inconsciente depois que Elvis lhe deu dois calmantes durante sua primeira visita a Graceland. Elvis e Priscilla tinham uma oferta abundante de medicamentos à disposição. E tal como retratado no filme, após uma briga de travesseiros particularmente violenta (que resultou no uso de um tapa-olho por Priscilla), ela se livrou de todos os comprimidos e acabou parando completamente, ao contrário de Elvis, que persistiu no uso.
Elvis proibiu Priscilla de usar certos estilos. Seguindo a própria (Via: Variety): “Ele gostava de mim em vermelho, azul, turquesa, verde esmeralda e preto e branco – as mesmas cores que ele usava”. Elvis também tinha aversão ao marrom e ao verde, pois eles o lembravam de seu tempo no Exército. O Rei também recomendou à Priscilla o uso de maquiagem pesada nos olhos e tingir os cabelos de preto.
Elvis jogou uma cadeira em Priscilla. Elvis, segundo sua ex-esposa, tinha oscilações de humor e sua equipe e Priscilla estavam frequentemente sujeitas aos caprichos de seu temperamento. Como no filme, Elvis uma vez jogou uma cadeira na direção de sua então namorada, após perguntar o que ela pensava sobre um disco. Ele também costumava ameaçar pedir a separação, inclusive enquanto Priscilla estava grávida.
Elvis queimou todos os seus livros. Em busca de uma "iluminação", Elvis dedicou boa parte de sua vida a ler obras de filosofia esotérica, para tentar decifrar o significado da vida. Ele costumava distribuir cópias desses livros para amigos, pois queria que todos os que o rodeavam também lessem estas obras (incluindo Priscilla, que não estava nem um pouco interessada). Eventualmente, o controverso empresário de Elvis, Coronel Tom Parker, exigiu a interrupção dos estudos. Elvis e Priscilla então reuniram todos os livros e queimaram a coleção no meio da noite, deixando tudo para trás.
Priscilla usou cílios postiços durante o parto. Assim como no filme de Coppola, Priscilla se maquiou totalmente antes de ir para o hospital para dar à luz sua filha Lisa Marie. Em suas memórias, ela admite que precisou convencer os médicos a deixá-la continuar com os cílios volumosos (seu visual característico).
A ficção
Priscilla e Elvis fizeram uma viagem de ácido juntos. Na busca por um “estado superior de consciência”, Elvis recorreu ao LSD. Ao contrário do filme, a dupla fez sua primeira (e última) viagem com três amigos em uma sala de conferências em Graceland. Priscilla descreve a experiência como “extraordinária”, mas nunca mais tentou, pois considerava muito perigosa.
Elvis proibiu Priscilla de trabalhar. Na vida real, Priscilla conseguiu um emprego em um salão de beleza local, mas quando Elvis soube de sua decisão, exigiu que ela pedisse demissão. Priscilla conseguiu abrir uma boutique própria em Beverly Hills, mas somente anos após sua separação e a morte de Elvis. Ela eventualmente também iniciou uma carreira artística, como atriz.
O cachorro de Priscilla foi um presente de Elvis quando ela chegou a Graceland. Honey, o cão, foi um presente de Elvis, é verdade, mas tecnicamente esse presente chegou durante uma visita de Natal, muito antes de Elvis ter convencido os pais de Priscilla a deixá-la se mudar para os Estados Unidos.
Priscilla chega aos cinemas brasileiros em 26 de dezembro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!