A greve acabou, e agora? Entenda o acordo feito pelo Sindicato dos Atores e o que muda em Hollywood daqui para frente
Júlia Barbosa
Criada no palco, sempre foi movida pela arte. Defensora ferrenha de Crepúsculo e Ricardo Darín, fala pelos cotovelos sobre as histórias que vemos nas telas e nos bastidores.

Com 118 dias de duração, Greve dos Atores foi a mais longa paralisação da história da indústria cinematográfica.

A greve dos atores foi declarada em julho, no meio da première de Oppenheimer e, com seu fim, os artistas poderão voltar a gravar e promover seus trabalhos. Após 118 dias de paralisação, o Sindicato dos Atores (SAG-AFTRA) anunciou, na noite desta quarta-feira (8) que a paralisação seria suspensa a partir do primeiro minuto de hoje (9).

O fim da greve foi decretado por causa da assinatura de um "Tentative Agreement" - livremente traduzido como "acordo provisório" - de três anos entre o SAG e a Aliança de Produtores de Cinema e Televisão (AMPTP). Essa conquista sindical só foi viabilizada pelo empenho da classe artística em aderir aos termos estabelecidos pela associação.

As negociações entre a união e os estúdios foram múltiplas e exaustivas. Em uma delas, no dia 18 de outubro, quatro executivos, incluindo o CEO da Netflix, Ted Sarandos, deixaram a reunião no meio do debate das cláusulas. O acordo firmado ontem foi aceito por unanimidade e seguirá para aprovação da diretoria da União para ratificação.

Em nota, o SAG-AFTRA confirmou que o acordo provisório é uma vitória sem precedentes que atingiu os objetivos definidos no início do movimento mobilizado ao lado do Sindicato dos Roteiristas (WGA):

“Chegamos a um contrato que permite que os membros do SAG-AFTRA de todas as categorias construam carreiras sustentáveis. Muitos milhares de artistas, agora e no futuro, serão beneficiados por este trabalho”.

Do outro lado da mesa, a AMPTP também divulgou uma declaração sobre o consenso com o Sindicato dos Atores:

“O acordo provisório de hoje representa um novo paradigma. Dá à SAG-AFTRA os maiores ganhos contratuais na história do sindicato. (...) A AMPTP está satisfeita por ter chegado a um acordo provisório e espera que a indústria retome o trabalho de contar grandes histórias”.

O que muda em Hollywood com o fim da greve dos atores?

Mario Tama/Getty Images

Segundo as organizações, o contrato foi avaliado em mais de um bilhão de dólares. Em virtude da pendência de aprovação da Diretoria Nacional, os valores e especificações exatas do Acordo Provisório ainda não foram divulgados. Até o momento, tanto a AMPTP quanto o SAG-AFTRA já listaram as diretrizes que foram definidas. Confira a nota do Sindicato dos Atores:

“Alcançamos um acordo de escopo extraordinário que inclui compensação mínima 'acima do padrão', aumenta as provisões sem precedentes de consentimento e compensação que protegerão os membros da ameaça da Inteligência Artificial (IA) e, pela primeira vez, estabelece um bônus de participação em streaming"

Além disso, o acordo inclui inúmeras melhorias para várias categorias, incluindo aumentos de remuneração desproporcionais para figurantes e provisões contratuais críticas que protegem minorias".

A partir da homologação do Acordo Temporário, diversas produções como Gladiador 2, Deadpool 3 e Beetlejuice 2 retomarão as filmagens o quanto antes.

Oppenheimer
Oppenheimer
Data de lançamento 20 de julho de 2023 | 3h 01min
Criador(es): Christopher Nolan
Com Cillian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon
Imprensa
3,8
Usuários
4,4
Adorocinema
4,5
alugar ou comprar

Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!

facebook Tweet
Links relacionados
  • De figurino autografado a passeio com cachorro, famosos fazem leilão INSANO para ajudar a greve dos atores - e os lances são altos!
  • Greve dos roteiristas chega ao fim após 148 dias; conheça as conquistas dos escritores
  • Jogos Vorazes: Elenco poderá promover novo filme da franquia, mesmo durante a greve. Entenda o acordo
  • Se você pausar este filme da Disney no minuto certo, vai entender a Greve dos Atores - e o motivo é assustador!