A estreia de Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim foi uma verdadeira surpresa. O filme, que chegou aos cinemas brasileiros em 26 de outubro deste ano, bateu vários recordes nos Estados Unidos depois de arrecadar 78 milhões de dólares nos primeiros dias – e, no total, atingiu 251 milhões de dólares em todo o mundo e ainda há mercados a serem alcançados.
Além de ser a maior estreia da Blumhouse nos EUA, é também a terceira maior estreia de um filme de terror na história, atrás apenas de It - A Coisa (2017) e It: Capítulo 2 (2019).
É ainda mais surpreendente porque o filme teve lançamento simultâneo nos cinemas e no streaming. Nos Estados Unidos, os telespectadores tiveram a opção de pagar para vê-lo nos cinemas ou assisti-lo no Peacock, por isso é surpreendente que tantos tenham ido a um cinema físico para vê-lo na telona.
Essa é uma ótima notícia que se destaca em um mercado que está parado. A greve de roteiristas e atores atrasou alguns lançamentos importantes como Duna: Parte 2 (filme que seria o grande evento cinematográfico do final do ano e agora chegará apenas em março de 2024), e as previsões de bilheteria de As Marvels são escassas. Sem títulos capazes de atrair o público aos cinemas, eram esperados alguns meses tristes, mas a surpresa veio.
O filme que ninguém se atreveu a adaptar
O curioso é que ninguém queria desenvolver o filme. Five Nights at Freddy's faz parte de uma franquia de videogame de terror independente extremamente popular que tem sido amplamente elogiada pela crítica. Em 2023, a série já havia vendido mais de 33,5 milhões de unidades em todo o mundo.
Ela tinha bons ingredientes para chegar às telonas e a Warner Bros. percebeu isso. O projeto está em andamento desde 2015, quando o estúdio adquiriu os direitos de sua adaptação.
A Warner começou a formar uma equipe com Roy Lee, David Katzenberg e Seth Grahame-Smith como produtores e Gil Kenan (A Casa Monstro) como diretor. Anos depois, a Blumhouse Productions chegou como a nova produtora, depois que a Warner a deixou em uma gaveta, e Kenan foi substituído por Chris Columbus – o mesmo de Esqueceram de Mim e Harry Potter e a Pedra Filosofal.
Com essa nova equipe, o criador da franquia, Scott Cawthon, escreveu um roteiro e o produtor anunciou que esperavam lançar em 2020, mas tiveram que mudar os planos porque o roteiro foi completamente descartado.
Five Nights at Freddy’s tem referência a uma das maiores franquias de terror de todos os tempos - e você provavelmente não percebeuAlguns anos de silêncio depois, descobriu-se que Columbus não era mais o diretor e que Emma Tammi (Into the Dark) havia assumido a direção. Ela trabalhou ao lado de Cawthon e Seth Cuddeback no novo roteiro e em dezembro de 2022 eles finalmente começaram a conversar sobre o elenco.
Apesar do caminho acidentado, o filme foi lançado nos cinemas com resultados muito bons, especialmente entre o público mais jovem. Mais de 70% dos que foram assistir no fim de semana de estreia nos Estados Unidos tinham menos de 25 anos e muitos tinham entre 13 e 17 anos. Uma nova geração de espectadores que os exibidores precisavam, principalmente depois de perceberem que o público mais velho não vê mais o cinema como um passatempo para sair de casa.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!