Antes de falecer em janeiro deste ano, Lisa Marie Presley, filha de Elvis, se colocou contra a representação de seu pai em Priscilla, cinebiografia de Sofia Coppola baseada no livro "Elvis and Me", escrito por Priscilla Presley e Sandra Harmon.
Segundo o conteúdo de e-mails obtidos exclusivamente pela Variety, Lisa Marie Presley pediu à cineasta que reconsiderasse sua visão sobre o personagem — interpretado por Jacob Elordi — e poupasse o constrangimento público de sua família. As mensagens foram enviadas quatro meses antes de a filha do cantor sofrer uma parada cardíaca fatal.
"Meu pai só aparece como um predador e manipulador. Como filha dele, não leio isso e não vejo nada do meu pai nesse personagem. Eu não leio isso e vejo a perspectiva de minha mãe sobre meu pai. Eu li isso e vejo sua perspectiva chocantemente vingativa e desdenhosa e não entendo", escreveu Lisa Marie em uma de suas mensagens enviadas em setembro de 2022.
Na época que a filha de Elvis Presley entrou em contato com Sofia Coppola, Priscilla ainda não tinha iniciado as filmagens. Conforme uma fonte próxima ao filme contou à Variety, o longa-metragem foi exclusivamente inspirado pelo livro e até mesmo se esforçaram para "suavizar" algumas histórias sobre o namoro do casal, já que seriam chocantes demais para o público contemporâneo.
"Serei forçada a estar em uma posição em que terei que dizer abertamente o que sinto em relação ao filme e ir contra você, minha mãe e este filme publicamente", escreveu Lisa Marie Presley na época, já sabendo que sua mãe fazia parte da produção de Priscilla.
Ainda segundo a fonte, o objetivo de Sofia Coppola era contar uma história de amor em que a tensão principal fosse focada na luta de Priscilla em se encaixar na rotina de uma estrela global. Acredita-se que Lisa Marie tenha lido apenas o rascunho inicial do roteiro, que teve cerca de 10 páginas "cortadas" quando a fotografia principal começou em 24 de outubro de 2022, um mês após os envios dos e-mails — que foram disparados com curtos intervalos de tempo entre um e outro.
Coppola, por meio de seu representante, chegou a responder Lisa Marie. "Espero que quando você assistir ao filme final você se sinta diferente e entenda que estou tomando muito cuidado em homenagear sua mãe, ao mesmo tempo em que apresento seu pai com sensibilidade e complexidade", afirmou a diretora.
Priscilla chega aos cinemas brasileiros em 26 de dezembro deste ano, mas o AdoroCinema já conferiu o filme no Festival do Rio 2023 e aqui está a nossa opinião sobre a obra de Sofia Coppola.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!