Por muitos anos, a Netflix mantinha as métricas de audiência em segredo. Mas, agora, a plataforma de streaming promete mais transparência de dados para os realizadores de séries e filmes.
De acordo com o co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, a prática de não mostrar os números têm a ver com um acordo que fizeram para preservar os criadores de comparações de audiência que fariam com que suas séries ou filmes fossem vistas como "fracasso".
"Parte do nosso motivo para não publicar (dados de audiência) antecipadamente foi parte de nossa promessa com os criadores. Na época em que começamos a criar séries originais, nossos criadores se sentiam presos nesse tipo de mundo de audiência noturna e de bilheteria de fim de semana que definia seus sucessos e fracassos".
Como todos sabemos, um programa pode ter um enorme sucesso no futuro e isso não ter sido capturado na bilheteria de abertura.
Em meados de 2021, a empresa começou a soltar listas semanais de Top 10 com base nos que tiveram mais "horas assistidas" e, posteriormente, a classificação passou a focar em "visualizações" (horas visualizadas divididas por tempo de execução).
Agora, a transparência dos dados será operada como parte do novo contrato com o sindicato de roteiristas — e, provavelmente, o próximo acordo com o SAG-AFTRA. "O streaming em si não é mais tão exótico; fazemos isso há 15 anos", disse Sarandos. "No início, pensamos que havia uma comparação difícil entre classificações e streaming. [Estamos] caminhando para um mundo onde os dados de streaming estarão muito mais disponíveis".
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!