Se Cisne Negro, de Darren Aronofsky, continua sendo um dos filmes mais célebres do diretor, isso se deve, sem dúvida, ao desempenho total de Natalie Portman. Mas a que custo a atriz se envolveu tanto?
No famoso Balé da Cidade de Nova York, a competição é acirrada dentro da trupe, especialmente porque Nina (Natalie Portman) está disposta a fazer qualquer sacrifício e a apunhalar pelas costas para ganhar o papel principal em O Lago dos Cisnes, que o coreógrafo Thomas (Vincent Cassel) está preparando. Quando uma nova recruta chega, Lily (Mila Kunis), a competição é elevada a um nível totalmente novo...
Para se preparar para o papel, a atriz investiu tanto fisicamente (fazendo um ano de aulas de dança e perdendo peso) quanto financeiramente (pagando por essas aulas enquanto esperava que o filme recebesse o sinal verde do estúdio). Ela sugeriu que Mila Kunis interpretasse sua rival e, de acordo com o diretor, ela fez "90%" das cenas de dança. Os closes dos pés e os fouettés, em particular, foram feitos por uma substituta, Sarah Lane, que alegou não ter recebido o reconhecimento que merecia.
Mas as filmagens foram tão intensas e as cenas tão difíceis mental e fisicamente para Portman - ela se machucava com frequência, principalmente o dedo do pé - que ela pensou que fosse perder a vida no set, como disse à Entertainment Weekly (via HuffPost):
Havia noites em que eu literalmente achava que ia morrer. Foi a primeira vez que percebi que você pode se envolver tanto em um papel que ele pode acabar com você.
Portman também diz nessa entrevista que o estúdio não sabia como vender o filme para o público. E aqui está sua resposta a esse questionamento:
"Todos estavam preocupados com quem iria querer ver um filme como esse. Lembro-me deles dizendo: 'Como fazer com que os homens assistam a um filme de balé? Como fazer com que as mulheres assistam a um filme de suspense? Vamos colocar uma cena lésbica, todo mundo quer ver isso'".
Em última análise, Cisne Negro é um mergulho no coração das rivalidades e ambições que movem alguns dos melhores dançarinos do mundo. O filme explora as consequências físicas e mentais de levar a competição a um nível tão extremo. Embora esteja longe de ser perfeito - notavelmente caindo na psicofobia - Cisne Negro é um thriller psicológico intenso indicado a 5 Oscars e que rendeu a Natalie Portman a estatueta de Melhor Atriz.
Cisne Negro está disponível no catálogo do Star+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!