Em 1982, o autor e quadrinista Dave Stevens criou seu super-herói, o Rocketeer, que desenhou como uma homenagem aos heróis da série dos anos 30 a 50. Os quadrinhos contam a história do piloto dublê Cliff Secord, que em 1938 descobre um motor de foguete que permite ao usuário voar pelo ar sem um avião. Mas o FBI e um grupo de agentes nazistas também estão atrás do motor, e por isso chama muita atenção quando Secord começa a usar o motor do foguete para se tornar um super-herói.
Rocketeer vai ganhar série animada na Disney JuniorO primeiro (e até agora único) filme Rocketeer foi lançado em 1991, mas foi decepcionante nas bilheterias – mesmo que as críticas tenham sido amplamente positivas. Especialmente na perspectiva atual, Rocketeer é um representante do gênero extremamente charmoso de uma época em que o cinema de super-heróis ainda era inocente.
Mas comecemos pelo princípio: logo após a publicação dos primeiros quadrinhos, Stevens pensou em uma adaptação para o cinema e, em 1983, finalmente vendeu os direitos do filme. Juntamente com os roteiristas, Danny Bilson e Paul De Meo, ele planejou filmar Rocketeer como um filme de baixo orçamento em preto e branco e produzido por investidores independentes. Pouco tempo depois, porém, eles encontraram um diretor em potencial em William Dear (Um Time Especial) – e no processo rejeitaram a ideia de fazer um pequeno filme independente.
Mas todos os grandes estúdios cinematográficos que ofereceram a adaptação cinematográfica de Rocketeer recusaram educadamente. "Isso foi em 1986, muito antes de Batman ou Dick Tracy", disse Stevens à antiga publicação comercial Comic Book Artist. “Naquela época, nenhum estúdio estava interessado em uma adaptação cara de quadrinhos. Estávamos cerca de três anos adiantados”.
Hoje no streaming: Grande filme de super-herói com orçamento de 200 milhões de dólares que foi completamente desperdiçado nos cinemas, e há uma triste razão para issoMas, eventualmente, a Disney veio em socorro. O estúdio viu um grande potencial para arrecadação em Rocketeer e se interessou em produzir o filme. Mas devido a diferenças entre a Disney e o trio Stevens, Bilson e De Meo, o roteiro foi revisado diversas vezes – e demorou algum tempo até que todos os envolvidos concordassem com uma versão e o filme recebesse luz verde.
JOHNNY DEPP E KURT RUSSELL, ENTRE OUTROS, DEVERIAM VIVER O ROCKETEER
Com Joe Johnston, que já havia feito grande sucesso com Querida, Encolhi as Crianças e mais tarde dirigiria sucessos como Jumanji, logo entrou a bordo um novo diretor, que também se revelou um grande fã dos quadrinhos. Agora tudo o que faltava era encontrar um ator principal adequado - mais fácil falar do que fazer.
A lista de candidatos preferidos do estúdio é impressionante: Kevin Costner e Matthew Modine foram inicialmente convidados, mas nenhum deles estava disponível. Dennis Quaid, Kurt Russell, Bill Paxton, Vincent D'Onofrio e Emilio Estevez foram então discutidos para o papel-título - mas, assim como aconteceu com o favorito da Disney, Johnny Depp, não deu em nada.
Finalmente, o desconhecido Billy Campbell vestiu o traje de Rockteer, que antes era visto quase exclusivamente em séries de TV - para alegria de Johnston e Stevens, que o viam como a escolha perfeita para o herói, mas para desgosto da Disney, que queria uma estrela de primeira linha.
As filmagens também não foram boas: devido a problemas climáticos e dificuldades técnicas, o tempo de filmagem planejado teve que ser prorrogado em 50 dias - e quando o filme finalmente chegou aos cinemas, ficou muito aquém das expectativas. Rocketeer arrecadou 46,7 milhões de dólares em bilheteria – com um orçamento estimado entre 35 e 40 milhões de dólares. Mas, mais de 30 anos depois, definitivamente vale a pena redescobrir o filme.
Rockteer está disponível no catálogo do Disney+.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!