Napoleão, o mais novo filme comandado pelo diretor Ridley Scott, chega em breve aos cinemas. Protagonizado por Joaquin Phoenix e Vanessa Kirby, o longa narra as origens de Napoleão Bonaparte (Phoenix) e sua rápida e implacável ascensão a Imperador, visto através do prisma de seu relacionamento visceral e muitas vezes volátil com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine (Kirby).
Phoenix terá 49 anos quando Napoleão chegar aos cinemas em 22 de novembro de 2023, enquanto Kirby terá 35, marcando uma diferença de idade de 14 anos entre os dois atores. O que, se tratando de Hollywood, não chamaria tanta atenção, senão fosse por uma ironia dos próprios dados históricos: na vida real, Napoleão Bonaparte era seis anos mais novo que Josephine.
Josephine já havia se casado aos 16 anos com outro homem. Seu casamento com Napoleão se deu em março de 1796, quando ela tinha 33 anos e ele 27. Embora a idade real de Kirby seja quase precisa em relação à de Josephine no filme, a idade de Phoenix está mais próxima do final da vida de Napoleão, que morreu aos 51 anos.
Imprecisão histórica irrelevante, ou tendência Hollywoodiana?
A escalação de Phoenix para o papel pode ser extremamente justificada, considerando seu incontestável talento como ator. Todavia, a diferença de idade entre Phoenix e Kirby no filme, inevitavelmente, dá continuidade a uma tendência que ocorre há décadas em toda a indústria do entretenimento.
Estamos em 2023, e romances retratados na tela entre atores mais velhos com atrizes mais jovens ainda são a regra - tornando a diferença de 14 anos entre Phoenix e Kirby em Napoleão relativamente “pequena” quando colocada em comparação com outros exemplos (Como Missão Impossível 7: Acerto de Contas Parte 1, e um Tom Cruise de 61 anos, com uma Rebecca Ferguson de 40).
A Imperatriz Josephine foi uma das figuras mais importantes na trajetória de Napoleão, por ter sido, além da mulher amada, umas de suas maiores conselheiras políticas. Longe de contestar a performance muito esperada de Vanessa Kirby, o que chama atenção é que, mesmo em uma narrativa onde se há a oportunidade de se fazer jus aos fatos históricos, romper a barreira que existe para a escalação de uma atriz mais velha, como par de um ator mais novo, ainda parece improvável. Quem sabe em 2024.
Napoleão chega aos cinemas brasileiros em 23 de novembro.
*Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!