Quem é fã da adorada franquia Guardiões da Galáxia talvez nem imagine, mas o primeiro filme esconde uma grande polêmica. Tudo isso por conta de uma disputa que envolveu a Marvel, o diretor James Gunn e a roteirista Nicole Perlman acerca dos créditos do longa, que foi lançado em 2014.
De acordo com uma entrevista de Perlman à Inverse e informações divulgadas no livro MCU: The Reign of Marvel Studios, de Joanna Robinson, Dave Gonzales e Gavin Edwards, a roteirista foi contratada para um programa de escritores da Marvel, desenvolvendo várias versões do roteiro de Guardiões até chegar a um resultado próximo ao que vimos no primeiro filme.
Porém, Nicole precisou lutar muito para receber seus créditos de co-roteirista ao lado de Gunn - que, como explicou Zack Stentz (co-roteirista de Thor), queria créditos exclusivos e prejudicou as tentativas de Perlman. Stentz também revelou que, ao conseguir colocar seu nome no filme, Nicole deu uma festa com o tema “Vá se f*der, James Gunn!".
Ela deu uma festa quando o filme foi lançado, literalmente chamada de ‘Vá se f*der, James Gunn!’, porque ela ganhou os créditos após lutar tanto. [...] O que ainda me irrita, e digo isso como fã de James Gunn como diretor, é que ele claramente estava vazando coisas seletivamente para seus amigos e para os círculos de mídia para minar o crédito dela
Após o lançamento de Guardiões da Galáxia, Nicole trabalhou como roteirista em Capitã Marvel e Pokémon: Detetive Pikachu. Também dirigiu os curtas Undo e The Slows. Atualmente, Perlman faz parte do time de roteiristas do spin-off feminino de Velozes & Furiosos.
Gunn também conduziu outros projetos na Marvel e, em 2022, assumiu a posição de co-diretor da DC. Entre seus próximos projetos no estúdio, está o futuro filme sobre o Superman, Superman: Legacy, com lançamento previsto para 2025.
Fique por dentro das novidades dos filmes e séries e receba oportunidades exclusivas. Participe do nosso Canal no WhatsApp e seja um Adorer de Carteirinha!